Folha de S. Paulo


Área dos museus de Houston, no Texas, é totalmente caminhável

A ideia de que só turistas motorizados aproveitam as graças de Houston é desmentida de forma cabal com uma simples olhadinha no mapa do distrito dos museus. Não somente a região é totalmente caminhável, mas também os museus são amistosos para os visitantes, mesmo aqueles com borderô enxuto.

Basta dizer que 12 das 20 instituições que integram o District Museum oferecem acesso gratuito o tempo todo; as demais destacam pelo menos algum horário especial com entrada grátis -na maioria delas, a quinta-feira é o dia escolhido. Para ver esses horários e conhecer (quase) tudo sobre o funcionamento dos museus, o que eles oferecem, preços e outras informações importantes para que o turista organize seu programa de visitas, é bom checar o site oficial houstonmuseumdistrict.org.

Para os apreciadores da arte, o Museum of Fine Arts, Houston (http://www.mfah.org/) é destino imperdível. Além de seu magnífico acervo de mais de 60 mil itens, costuma ter mostras por tempo limitado. Até cinco de maio, por exemplo, abre espaço para a cultura pop, com a apresentação de imagens icônicas que foram capa de revista no século passado.

Lunamarina/Fotolia
A cidade texana tem várias áreas caminháveis, como o distrito de museus e o financeiro (acima)
A cidade texana tem várias áreas caminháveis, como o distrito de museus e o financeiro (acima)

Já seres telúricos, nerds, geeks, apaixonados por dinossauros e interessados pelo que acontece nas entranhas do planeta terão horas de diversão e aprendizado no Museum of Natural Science, visitado anualmente por mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, a entrada é gratuita às quintas-feiras a partir das 14h. Vale a pena chegar antes para fazer o reconhecimento das ofertas da lojinha do museu, deixando as compras mesmo para o final do tour.

Fanáticos por ciência e tecnologia vão adorar as camisetas e canecas estampadas com temas da área e trocadilhos usando a letra grega pi, também nome do número igual à razão entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Temas ligados às séries "Guerra nas Estrelas" e "Jornada nas Estrelas" também enfeitam roupas e imãs de geladeira. Há livros para geeks, sauros nos mais variados formatos e estruturas -enfim, um supermercado nerd de alto gabarito.

Fundado em 1909, o museu tem caráter extremamente didático: há ordem na visitação, legendas em quase tudo e quadros explicativos do que está sendo mostrado. Enormes maquetes de esqueletos de animais gigantes da antiguidade impressionam; há ainda filmes e animações sobre os temas das mostras.

LEIA MAIS

É possível conhecer Houston, no Texas, de ônibus

Foguetão Saturno 5, do Centro Espacial da Nasa, justifica ida à cidade


Endereço da página:

Links no texto: