Folha de S. Paulo


Opinião: Espera-se que a estrada faça bem à região de Paraty e Cunha

Promessa antiga de inúmeros prefeitos e governos, a estrada Paraty-Cunha finalmente será completada. Para os moradores das duas cidades, ainda não caiu a ficha, mas o fato é que a estrada vai mudar muita coisa.

Em primeiro lugar, o turismo receberá um impulso gigante. Em cerca de 40 minutos, o turista poderá ir de uma charmosa cidade praiana a uma charmosa cidade serrana. Agências de
viagem de Paraty poderão levar clientes para passear em Cunha, e Paraty certamente receberá uma onda de turistas do Vale do Paraíba.

Moradores das regiões de Guaratinguetá, Lorena e Aparecida, por exemplo, terão de viajar apenas cento e poucos quilômetros para chegar a Paraty. A viagem de São Paulo a Paraty será encurtada em cerca de 40 quilômetros, comparada ao caminho mais viável atualmente, que é descendo a serra pela rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba).

Por outro lado, há o temor de que a facilidade de acesso provoque a superlotação de Paraty, cidade que tem problemas crônicos de infraestrutura (luz, água, telefonia, internet).

O anúncio de que o número de carros será limitado na estrada, e o início das obras de saneamento de Paraty, outra promessa antiga e que só agora está sendo cumprida, dão esperança aos moradores de que a abertura da estrada será ótima para a região.

André Barcinski é jornalista e diretor do programa "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", no Canal Brasil, e mora em Paraty.

Pavimentação da estrada Paraty-Cunha deve facilitar acesso às cidades

Depoimento: Tive certeza de que não sairia com vida da estrada de Cunha

Confira dicas de programas em Cunha

Veja opções de passeio em Paraty


Endereço da página:

Links no texto: