Folha de S. Paulo


Aventura nas corredeiras do Jalapão está no 'Álbum de Viagem'

As fotos que fazem parte do "Álbum de Viagem" desta semana foram registradas pelo fotógrafo Valdemir Cunha, na região do Jalapão, em 2007.

Cunha fez a cobertura fotográfica de uma expedição turística de sete dias pelo parque, que fica no Estado do Tocantins. A viagem levava um grupo de praticantes de rafting atraídos pelas corredeiras do rio Novo.

O fotógrafo conta que foram dois dias por terra até chegarem a um ponto do rio Novo onde começava a descida das corredeiras. Depois de desafiar as águas do rio durante o dia, à noite o grupo acampava em meio à natureza do Jalapão.

"A região do Jalapão tem cachoeiras, formações montanhosas, cerrado e dunas. É também um local com pouca densidade demográfica, quase não se vê pessoas por toda a viagem", diz Cunha.

Autor do livro "Brasil Litoral" (brasilnatural.net ), com fotos de sete destinos do litoral brasileiro, Cunha acompanhará uma viagem da agência Venturas (11/3879-9494) para a Ilha dos Lençóis, no Maranhão, em novembro.

Serão oito dias de viagem, durante a qual Cunha dará um workshop fotográfico para os viajantes.

"Quero passar para os turistas como produzi as fotos dos meus livros. Passar para as pessoas a experiência fotográfica da viagem, explorar o tempo todo fotografando", conta Cunha.


Endereço da página:

Links no texto: