Folha de S. Paulo


Cheio de cultura e história, México é o tema do "Álbum de Viagem"

A fotógrafa Julia Chequer esteve em viagem de férias no México em maio deste ano. As fotos de seu passeio ilustram o "Álbum de Viagem desta semana".

Julia conta que passou uma semana na Cidade do México, antes de partir para a região sul do país da América Central.

"O centro histórico da cidade é incrível culturalmente. Tem construções aztecas e do período colonial espanhol que se misturam na paisagem", diz Julia.

Um passeio que a fotógrafa indica na capital é a casa onde viveu a artista Frida Khalo. Hoje a residência abriga o museu "La casa azul", dedicada à artista e seu companheiro, Diego Rivera.

"As obras de Rivera podem ser encontradas por toda a cidade, como em murais dentro de prédios públicos", ressalta Julia.

Indo para a região sul do México, a fotógrafa conta que viu "muita pobreza, mas pouca miséria". Uma cidade que chamou a atenção de Julia foi San Cristóbal, que tem cerca de 150 mil habitantes, porém com uma vida cultural e noturna muito agitada.

Contudo existe um tipo de passeio que a fotógrafa aprovou em toda cidade em que esteve.

"Todos os mercados municipais do México são incríveis. O único problema é que as pessoas não gostam quando um turista tira fotos de seus produtos e barracas", conta Julia.


Endereço da página:

Links no texto: