Folha de S. Paulo


Conheça e passeie por nove dos mais belos jardins do mundo

Eles são tão belos e coloridos que parecem ter saído de uma pintura. Mas são reais e, na verdade, serviram de inspiração para os pintores franceses Claude Monet e Jacques Majorelle. Os Jardins de Monet, em Giverny, França, e o Jardim Majorelle, em Marrakech, Marrocos, são alguns dos mais bonitos do mundo.

Confira, abaixo, outros jardins que compõem a lista dos mais belos –há jardins de lugares como o Canadá, a Tailândia e a África do Sul.

Jardins Butchart, Canadá

A família Butchart era proprietária de uma pedreira e de uma fábrica de cimento. A matriarca, Jennie, começou o jardim ao redor da sua casa e, quando a pedreira se esgotou, transformou o terreno todo em jardim. Da fábrica, só sobraram a chaminé de um antigo forno. Os Jardins Butchart são visitados por cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos.

Palácio de Versalhes, França

Gianni Dagli - 29.mar.2009/The Art Archive
Desenho geométrico de trilhas e arbustos é característica dos jardins de Versalhes
Desenho geométrico de trilhas e arbustos é característica dos jardins de Versalhes

Os jardins foram construídos junto com o palácio. Ambos levaram 40 anos para ficarem prontos. O projeto foi encomendado por Luís 14, em 1661, e todos os seus detalhes foram submetidos a ele. Milhares de homens trabalharam para realizar o desejo do rei.

Jardins de Monet, França

Silvio Cioffi/Folhapress/Reprodução
Ponte no jardim Japonês plantado por Claude Monet em sua casa em Giverny e Óleo em que Monet a retrata
Ponte no jardim japonês plantado por Monet em sua casa em Giverny e óleo em que Monet a retrata

Durante 43 anos, o artista francês Claude Monet viveu em Giverny –até sua morte, em 1926. No jardim, o visitante conhece as cores e formas que inspiraram os quadros do mestre do Impressionismo.

Keukenhof, Holanda

Arquivo pessoal
A estudante Juliana Meres Costa, 30, clicoua plantação de tulipas do parque Keukenhof, em Lisse, na Holanda;o jardim está fechado e deve reabrir apenas em 2015
Jardim de Keukenhof, em Lisse, na Holanda

No século 15, o jardim pertencia ao castelo da duquesa Jacoba van Beieren e guarnecia a cozinha do local. Vem desse fato histórico o nome Keukenhof, que significa "pátio da cozinha". Os jardins, que ficam em Lisse, foram redesenhados em 1857 e tomaram a forma que têm até hoje. A exibição de flores que se tornou tradicional aconteceu pela primeira vez em 1949.

Jardim Tropical Nong Nooch, Tailândia

A área de 243 hectares do jardim foi comprada em 1954 para ser uma plantação de frutas, mas seus donos mudaram de ideia ao viajar para o exterior e conhecer jardins famosos no mundo todo. Decidiram, então, montar um jardim tropical com flores e plantas ornamentais. O Nong Nooch é aberto ao público desde 1980 e recebe mais de 2.000 visitantes por dia.

Jardim Botânico do Deserto, Estados Unidos

Localizado no Estado de Arizona, o jardim guarda espécies de plantas e flores do deserto há mais de 70 anos. Por ano, recebe cerca de 640 mil visitantes. O jardim realiza exibições e incentiva pesquisas sobre a fauna e a flora desérticas.

Jardins Botânicos Reais de Kew, Reino Unido

Richard Davies/Design Museum/Bloomberg
The Sackler Crossing, a footbridge designed by architect John Pawson in the Royal Botanic Gardens at Kew outside London. Pawson is the focus of a career survey at the Design Museum in London through Jan. 30, 2011. - #ed60 - John Pawson - O arquiteto inglês John Pawson acaba de desenhar um hotel em Miami, não acha nada de mais? É como se Coco Chanel fosse contratada por uma escola de samba
Passarela nos Jardins Botânicos Reais de Kew, Reino Unido

Foram criados em 1759 e se tornaram Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2003. Os jardins de Kew são uma das atrações que mais recebem visitantes em Londres. Além das flores e estufas, o local abriga edificações reais, um templo chinês e uma floresta.

Kirstenbosch, África do Sul

O jardim começou a ser construído em 1913, na Cidade do Cabo, pelo professor de botânica da Faculdade Sul-Africana Harold Pearson. Seus restos mortais estão enterrados no local. Há indícios arqueológicos de que a presença do homem na região do jardim remonta à Idade da Pedra.

Majorelle, Marrocos

O pintor francês Jacques Majorelle montou o jardim durante 40 anos. Em 1980, quase 20 anos depois da morte do pintor, o estilista Yves Saint Laurent e o empresário Pierre Bergé compraram o lugar e impediram que ele se transformasse em um complexo hoteleiro. Desde 2010, o jardim Majorelle é propriedade da Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, uma organização sem fins lucrativos. Está aberto ao público desde 1947 e é uma das atrações mais visitadas em Marrocos –recebe mais de 600 mil pessoas por ano.


Endereço da página:

Links no texto: