Folha de S. Paulo


"Álbum de Viagem" tem fotos que usam técnicas de longa exposição

O artista visual e fotógrafo Feco Hamburger é o autor das fotos que ilustram o "Álbum de Viagem" desta semana.

Nesta série de imagens, Hamburger utilizou uma técnica conhecida entre os profissionais de fotografia como longa exposição. A câmera é posicionada em uma base fixa e passa a captar as imagens durante períodos de tempo que podem ir de um minuto a várias horas. O resultado é a sensação de movimento que é possível conferir nas fotos abaixo.

"O que procuro mostrar com a técnica é que é possível criar uma realidade a partir de uma linguagem de transformação do ambiente, não só retratar o local numa simples foto. É saber que é possível, com os recursos da câmera, criar movimento na imagem ", diz Hamburger.

O fotógrafo realizou diversos projetos utilizando as técnicas de longa exposição em desertos, cidades e do céu. Para reconhecer e saber qual a direção que as estrelas no céu tomarão, Hamburger conta que estudou um pouco de astronomia e física.

"Mas a prática de observar o céu é o melhor exercício para esse tipo de fotografia."

No mês de agosto, Hamburger acompanhará a expedição Luzes do Atacama e Salar de Uyuni, no Chile e na Bolívia, como consultor de fotografia. Os participantes da expedição terão um workshop de fotografia com o profissional e poderão aprender mais sobre a fotografia como linguagem de transformação de um ambiente.

A viagem é organizada pela Casa neo 10 (11/ 3814-7975) e ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro deste ano.


Endereço da página:

Links no texto: