Folha de S. Paulo


Com praia, deserto e savana, África está na seção 'Álbum de Viagem'

O jornalista Rafael Abrantes visitou cinco países da África em maio de 2013: Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Zâmbia, Quênia e Tanzânia. As fotos que ele tirou fazem parte do "Álbum de Viagem" desta semana.

Com um grupo de amigos, Abrantes embarcou do Brasil com sua jornada toda programada e a intenção de cruzar o continente africano desde o oceano Atlântico até o Índico, passando por esses cinco países.

Para tal viagem, o jornalista conta ter percorrido as distâncias de carro ou avião e ficando hospedado desde hotéis até um barraca na beira de um rio.

"Ficamos numa barraca às margens do rio Okavango, em Botsuana. No meio da noite começou uma movimentação do lado de fora, alguns barulhos de animais se mexendo. O nosso guia nos disse que, pelo barulho, se tratavam de crocodilos. Ficamos com medo, mas o guia nos garantiu que não havia problemas e tivemos que confiar nele", conta Abrantes.

Durante a viagem, o jornalista diz ter visto uma cena incrível da natureza.

"No Quênia, vimos uma planície com mais de 2 milhões de Zebras e Gnus migrando".

Em um posto de controle na fronteira de Botsuana com o Zimbábue, Abrantes conta ter ficado um tanto tenso, já que um oficial do exército do Zimbábue implicou com um dado que ele havia preenchido no formulário de entrada no país do ditador Robert Mugabe. No campo "profissão", ele preencheu que era jornalista.

"Gastamos um bom tempo convencendo o militar de que eu não estava ali para fazer matérias contra o governo e sim numa viagem de turismo. Demorou, mas ele acabou nos liberando", conta Abrantes.

Agora, com as fotos e as histórias registradas nesta viagem, o jornalista pretende lançar um livro ainda neste ano.


Endereço da página:

Links no texto: