Folha de S. Paulo


Saiba quais são os dez parques aquáticos mais visitados do mundo

Juntos, eles receberam 16,6 milhões de pessoas em 2013, quase o equivalente à população da Holanda. É o que diz um relatória produzido pela TEA, associação do entretenimento temático, na sigla em inglês.

Embora a maioria dos parques aquáticos com mais visitantes no mundo esteja em Orlando, nos Estados Unidos, e na Coreia do Sul, há algumas surpresas. Uma delas é a presença de um parque brasileiro na lista, Thermas dos Laranjais, em Olímpia (a 438 km de São Paulo).

Veja, abaixo, quais são os outros parques.

1 - CHIMELONG, CHINA

O parque aquático faz parte do complexo do resort Guangzhou Chimelong, na cidade de Cantão. Também fazem parte do complexo outras atrações como um circo e um safári. Em 2013, sozinho, o Chimelong Waterpark recebeu 2,17 milhões de visitantes.

2 - TYPHOON LAGOON, ESTADOS UNIDOS

Um dos dois parques aquáticos do resort Walt Disney World, em Orlando, o Typhoon Lagoon recebeu mais de 2,14 milhões de pessoas no ano passado. Há piscina com ondas para surfe, montanha-russa aquática, tobogãs e playgrounds aquáticos para crianças.

3 - BLIZZARD BEACH, ESTADOS UNIDOS

O outro parque do resort Walt Disney World, em Orlando, é o Blizzard Beach. Mais de 1,96 milhões de pessoas o visitaram em 2013 e conheceram atrações como a corrida de tobogã, o passeio de boia, a piscina com ondas, a área de jogos aquáticos para crianças e o teleférico.

4 - VIVALDI PARK OCEAN WORLD, COREIA DO SUL

Na cidade de Gangwon-do, o parque aquático está localizado num local famoso pela prática de esqui. Na área coberta, há uma piscina com sistema de massagem e outra com ondas. Na parte externa, há tobogãs, botes com remos e corredeiras. Visitado por 1,7 milhões de turistas em 2013, o parque possui, ainda, spa e sauna.

5 - THERMAS DOS LARANJAIS, BRASIL

Único parque brasileiro na lista dos dez maiores do mundo, Thermas dos Laranjais fica em Olímpia, no interior de São Paulo. O aumento do número de visitantes entre 2012 e 2013 foi de 27%, o maior índice entre todos os parques elencados. Foram 1,65 milhões de visitantes no ano passado. As atrações incluem tobogãs com boia, uma bolha inflável aquática e um clube infantil.

6 - CARIBBEAN BAY, COREIA DO SUL

Divulgação
Área coberta do parquet Caribbean Bay, na Coreia do Sul, inspirado no mar do Caribe
Área coberta do parquet Caribbean Bay, na Coreia do Sul, inspirado no mar do Caribe

Outro gigantesco parque sul-coreano, o Caribbean Bay fica em Gyeonggi-do. Inspirado no mar do Caribe, foi visitado por 1,62 milhões de pessoas em 2013. Piscina com ondas de 2,4 metros, tobogãs com boia pra grupos e tobogãs individuais são algumas das diversões oferecidas.

7 - AQUATICA, ESTADOS UNIDOS

Jason Collier/Divulgação
Vista das piscinas do Aquatica Orlando, a na Florida, o sétimo maior parque aquático do mundo
Vista das piscinas do Aquatica Orlando, a na Flórida, o sétimo maior parque aquático do mundo

Ainda em Orlando, há o Aquática, do famoso grupo Sea World. Quem visita o parque, a exemplo das 1,55 milhões de pessoas que passaram por lá no ano passado, curte tobogãs de vários tipos, como o que passa por dentro de um tanque com golfinhos, o de alta velocidade e o com túneis e boias.

8 - WET' N' WILD, AUSTRÁLIA

Com diversas atrações radicais, o parque aquático fica na cidade de Gold Coast, na costa leste australiana. O número de visitantes aumentou mais de 17% de 2012 para 2013, ano em que foram registrados 1,4 milhões de turistas. Tobogãs espiralados, em formato de tornado e com "looping" são algumas das aventuras oferecidas.

9 - WET' N' WILD, ESTADOS UNIDOS

Mais um parque do grupo Wet' n' Wild na lista e, mais uma vez, em Orlando. Foram 1,26 milhões de pessoas em 2013, conhecendo um brinquedo aquático radical que imita a queda no meio de uma tempestade, o tobogã por onde o turista desliza após o chão abrir sob os seus pés e tobogãs fechados simulando discotecas dos anos 1970.

10 - RESOM SPA CASTLE, COREIA DO SUL

A uma hora e meia da capital, Seul, o parque Resom Spa Castle fica na cidade de Chungcheongnam-do. Às águas termais que abastecem o parque aquático é atribuída a cura de doenças de pele, desordens gastrointestinais e dores musculares. Em 2013, passaram por lá 1,19 milhões de pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: