Folha de S. Paulo


Homem mais rico da China compra prédio histórico de Madri

O Santander, maior banco da Espanha, vendeu o Edificio España, arranha-céu histórico de Madri, para o conglomerado chinês Dalian Wanda Group por 265 milhões de euros (R$ 822 milhões).

Segundo o jornal "El País", a transação interessava também investidores brasileiros e mexicanos. De acordo com o jornal, os arquitetos Norman Foster (inglês responsável por projetos como o novo estádio Wembley, em Londres) e Carlos Lamela (espanhol que reformou o aeroporto de Barajas, em Madri) serão os responsáveis pela reforma do prédio, que deve abrigar um centro de compras e um hotel.

Gerard Julien/AFP
(FILES) A file picture taken on March 19, 2014 shows the Edificio Espana building on the Plaza de Espana square in Madrid. China's richest man Wang Jianlin bought on June 5, 2014 the historic Madrid skyscraper for 265 million euros, Santander bank announced. AFP PHOTO / GERARD JULIEN ORG XMIT: GJ1943
(FILES) Edificio España, em Madri

Para isso, ainda segundo informações do "El País", o interior do edifício será demolido, enquanto a fachada será conservada. A prefeitura de Madri modificou o nível de proteção do patrimônio histórico do prédio, o que possibilitará uma grande intervenção.

O Edificio España, que fica na praça España e tem 28 andares, chegou a ser o maior prédio do país quando foi construído em 1940.

A construção é considerada um marco no centro da capital espanhola e abrigou uma unidade do hotel Crowne Plaza e escritórios. O prédio, no entanto, está vazio há vários anos.

O grupo Dalian Wanda é chefiado por Wang Jianlin, o homem mais rico da China e a 75ª maior fortuna do mundo, segundo a revista Forbes.

O Santander comprou o prédio em 2005, antes do estouro da bolha imobiliária na Espanha em 2007, por quase 390 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão). O banco disse que a venda terá pouco impacto em seus resultados.


Endereço da página: