Folha de S. Paulo


Biodiversidade da Chapada dos Veadeiros está no 'Álbum de Viagem'

"Nunca tinha passado por essa sensação de plenitude que senti na Chapada dos Veadeiros".

É assim que o fotógrafo Fernando Prandi definiu sua viagem pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás. As fotos que Prandi registrou, em maio de 2013, fazem parte do 'Álbum de Viagem' desta semana.

O fotógrafo conta que o que mais chama a atenção na Chapada do Veadeiros é a biodiversidade do local.

"Não existem muitos animais, mas a vegetação e o solo são muito variados. Cada trilha do Parque tem uma composição de rochas com cores diferentes e que variam de tonalidade dependendo da luz do horário".

Prandi relata que o passeio na Chapada dos Veadeiros requer muita disposição, já que as diversas trilhas do parque podem se estender por vários quilômetros, como a que vai para a cachoeira do Segredo, numa caminhada de 8 km por trecho.

Como a Chapada é uma antiga área e garimpo, vários dos guias que trabalham por ali são ex-garimpeiros. Eles têm muito conhecimento das propriedades medicinais da plantas encontradas por lá, chegando até a receitar algumas delas para curar cortes, contusões e alergias.

Como as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passam por dentro de propriedade privadas, algumas delas têm cobrança que vão de R$ 5 a R$ 15.

"Existe uma cultura de preservação da Chapada dos Veadeiros muito forte entre os guias e habitantes da região, que sempre orientam os visitantes a não jogar lixo pelo parque e não extrair as flores", diz Prandi.


Endereço da página:

Links no texto: