Folha de S. Paulo


Resorts em Cayo Largo não oferecem 'experiência cubana' de Havana

A ilha de Cuba é rodeada pelo mar do Caribe, conhecido pela água azul clara muito transparente. Um dos lugares preferidos dos turistas é Cayo Largo, uma das ilhotas do país que é repleta de resorts.

O mar calmo e transparente como uma piscina deixa as praias de Cayo Largo entre as mais mais bonitas do mundo.

Guido Alberto Rossi/AFP
Vista aérea da Playa Sirenas, em Cayo Largo, onde hospedagens incluem todas as refeições
Vista aérea da Playa Sirenas, em Cayo Largo, onde hospedagens incluem todas as refeições

Muitos turistas que vão a Cuba estão interessados apenas nessas praias. Alguns vão direto para Cayo Largo, por exemplo, sem passar por Havana. Há voos direto até de Toronto, no Canadá, para lá.

Uma das possibilidades de passeio pelas praias é passar pelos "cayos" cubanos (Cayo Largo, Cayo Coco, Cayo Guillerme) e por Varadero, praia paradisíaca mais próxima de Havana (fica 154 km distante da capital).

Nessas cidades, a hospedagem é exclusivamente nos resorts, que têm tudo incluso. Ou seja: você pode passar o dia na praia tomando sol e mojitos e fazendo as refeições na beira do mar.

Esse tipo de roteiro não traz exatamente uma "experiência cubana", pois as cidades de praia não têm um centro a ser visitado.

O turismo fica concentrado apenas nos resorts. Mas tudo nesses locais é cubano –incluindo a comida, que é pouco internacional.

Você vai comer muito mouros e cristãos, um prato típico de Cuba que mistura arroz e feijão-preto (sem caldo), e "ropa vieja" (roupa velha), que vem a ser carne vermelha desfiada.

FIQUE ATENTO

VOOS PODEM MUDAR SEM AVISO PRÉVIO

Se você estiver nos cayos e pretende ir a Havana, atenção: o horário dos voos pela companhia aérea local, que é estatal como tudo em Cuba, sofre alterações repentinas. É bom ter um pouco de "sobra" nos dias de viagem ou preferir o trajeto por vias terrestres, se possível.


Endereço da página: