Folha de S. Paulo


Cidade mexicana de Tequila oferece tours por destilarias e campos de agave

A vegetação azulada e um vulcão inativo ao fundo indicam: Tequila está perto.

A coloração é resultado do agave azul, matéria-prima da bebida típica mexicana. O município que leva o nome do destilado, no Estado de Jalisco, foi fundado em 1530 e é um dos "pueblos mágicos" do país -locais que preservaram suas tradições.

A cerca de 60 km de Guadalajara e com pouco mais de 40 mil habitantes, segundo o último Censo (2010), Tequila tem destilarias como as principais atrações. A paisagem, repleta de plantações de agave, foi considerada patrimônio da humanidade pela Unesco em 2006.

A cidade faz parte da Rota da Tequila, que inclui outros destinos, como Arenal, Amatitán, Magdalena, Teuchitlán, Etzatlán e San Juanito.

De carro, ônibus ou trem turístico, o tour inclui degustações e visitas ao processo de produção em fábricas como Mundo Cuervo (da Jose Cuervo) e Herradura.

Os visitantes passeiam pelos campos -plantado lado a lado, com pequeno espaçamento, o agave forma "corredores" e domina o visual nas fazendas. A planta, que fora da terra lembra um grande abacaxi, tem folhas duras e com espinhos, semelhantes aos da babosa. Leva de sete a dez anos para amadurecer e, ao longo desse período, passa por podas até ser colhida.

Quem quiser pode ter a experiência de ser um "jimador" -o responsável pela poda e colheita, que corta até 500 pinhas por dia. Parece fácil, mas não é: durante as demonstrações, o "jimador" corta as folhas com um único golpe; o turista vai precisar de mais de uma tentativa. Menos cansativo, dá para tirar foto com a pinha -que pesa, em média, 40 quilos- e a pá usada para retirar a planta da terra.

Na Cuervo, Ismael Gama, 53 anos-45 trabalhando com agave-, também é alvo dos flashes. É o funcionário mais experiente e garante não beber tequila a cada vez que alguém lhe pergunta.

Além de passear pelos campos de agave azul, o turista conhece como funciona uma destilaria. Para fazer a tequila, apenas o miolo (que fica sob a terra e tem consistência tenra) é usado. Os passeios ainda incluem degustações -na Mundo Cuervo, cada visitante recebe uma margarita.

Ao provar a bebida-símbolo do México, saiba que ela tem Denominação de Origem -os Estados mexicanos de Jalisco, Nayarit, Guanajuato, Michoacán e Tamaulipas são os únicos locais que produzem a verdadeira tequila; qualquer produto que não tenha sido fabricado nestes locais não pode ser considerado tequila.

E, atenção: apesar de ser comum no Brasil, a aguardente mexicana não deve ser tomada de uma vez (o "shot"). É para ser apreciada, em goles.

As destilarias têm também a opção do tour de trem, que parte de Guadalajara, a capital do Estado.

*

VOCÊ SABIA?

Categorias
> 100% agave, indicada para beber pura
> mistura 51% agave e 49% outros açúcares, para drinques

classes
Variam conforme o amadurecimento (barril de madeira):
> 'blanco' (prata): fica em barril 15 dias a um mês
> 'reposado': entre dois meses e um ano em barril, e é mais suave que a prata
> 'añejo': de um a três anos em barril
> 'extra añejo': ao menos três anos em barril
> 'joven' (ouro): resultado da mistura de 'blanca' e 'reposada'

*

VÁ VISITAR!

Mundo Cuervo
> há 12 tipos de passeio, inclusive de trem; o mais barato é o chamado "Experiência Clássica", com duração de uma hora e margarita no final
> seg. a sex. e dom., entre 10h e 17h; sáb., entre 10h e 18h
> 180 pesos novos mexicanos (R$ 32,40)

Herradura
> o passeio "básico" dura 90 minutos pela destilaria e inclui degustação de tequila; também há tour de trem
> seg. a sex., entre 9h e 17h; sáb., às 9h, às 10h, às 14h e às 15h; dom., às 10h, às 14h e às 15h
> 150 pesos novos mexicanos (R$ 27)

Nas duas destilarias, recomenda-se reservar o passeio com antecedência.


Endereço da página:

Links no texto: