Folha de S. Paulo


Site oferece ajuda para encontrar um hotel onde é permitido fumar

Fumantes são muitas vezes insultados por aqueles com vícios considerados menores, mas eles também não precisam de um lugar para colocar suas cabeças cansadas? Sim, precisam, insiste Shawn Bradley, que dirige um site um pouco estranho chamado Smoketels.com, onde aqueles que fumam podem reservar um hotel que os acolha.

"Nós não oferecemos quartos para não fumantes, por isso, se você não fuma, você não é para nós", diz Bradley. A empresa diz que tem quartos disponíveis para fumantes em 100 mil hotéis em todo o mundo, de Pequim a Nova York.

Chi Birmingham/The New York Times
O Smoketel.com faz a reserva de quartos para fumantes em hotéis do mundo todo
O Smoketel.com faz a reserva de quartos para fumantes em hotéis do mundo todo

Muitos hotéis nos Estados Unidos proíbem completamente o fumo. Dentre eles está o Marriott International, que desde outubro de 2006 proibiu o fumo em seus 2.300 hotéis - cerca de 400 mil quartos - nos Estados Unidos e Canadá. Hotéis Marriott incluem marcas como Ritz -Carlton, Marriott, Courtyard e Residence Inn. Outras redes de hotéis, no entanto, não estão vinculadas à regra de não fumar.

Mesmo nos Estados Unidos, muitos hotéis –especialmente aqueles de nível médio e econômicos– reservam quartos para fumantes.

"Muitas redes ainda oferecem esses quartos", disse Bradley. Mas os hotéis tendem a manter o silêncio sobre a permissão de fumar, o que faz com que a reserva de um quarto de fumante possa ser frustrante e demorada - daí a iniciativa do site Smoketels, que abriu para negócios em novembro de 2013.

"Para aqueles que são fumantes, e eu sou um deles, são necessárias várias horas para encontrar um hotel", disse Bradley. O Smoketels faz parte da Expedia Affiliate Network, um sistema de reservas gerido pelo Expedia.com, uma empresa de viagens.

"É um acordo em que eles basicamente disponibilizam todos os quartos de fumantes para o nosso site", disse Bradley.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, cerca de 10% deles através da exposição ao fumo passivo. Ainda assim, a organização acrescenta: "O consumo de produtos de tabaco está aumentando em nível mundial, embora esteja diminuindo nos países de alta e de média renda".


Endereço da página:

Links no texto: