Folha de S. Paulo


Museu vai expor estátua de cera do papa

Nove meses depois de sua eleição, a estátua do papa argentino Francisco será colocada no Museu de Cera de Roma e poderá ser vista pelo público a partir de amanhã (dia 8).

A estátua mostra um pontífice latino-americano sorridente, de batina branca e com seus tradicionais óculos. Foi assim que ele apareceu, pela primeira vez, na sacada da basílica de São Pedro, após sua eleição, em 13 de março.

"Todo o mundo reclamava, porque faltava a estátua do papa Francisco", explicou o diretor do museu, Fernando Canini,.

A estátua de cera, de tamanho real, foi feita no prazo de menos de três meses, com base em fotografias.

"Esperamos que, com ela, aumente o número de visitantes do museu", disse Canini, que exibe na instituição as estátuas de seus predecessores Bento 16, o primeiro papa a renunciar ao papado em sete séculos, e João Paulo 2º.

Para a elaboração da figura do pontífice argentino, o diretor do museu decidiu que as mãos e a cabeça de Francisco seriam fabricadas com uma mistura de silicone e cera, similar à usada pelos dentistas. Já o corpo seria fabricado com madeira e resina.

As feições foram feitas pelo artista italiano Otello Scatolini, responsável pela estátua de cera do tenor Luciano Pavarotti.

O uso desses materiais garantem uma maior durabilidade da estátua, já que os visitantes do museu costumam tirar fotos ao lado de seus ídolos.

"Imaginem, a estátua de cera de João Paulo 2° derreteu", confessou o diretor do museu.


Endereço da página:

Links no texto: