Folha de S. Paulo


No Ceará, Cumbuco oferece lagoa, mar, dunas e muito vento

A apenas 25 km do centro de Fortaleza, a praia de Cumbuco, no Ceará, é a escolha de quem busca emoção no próximo verão, com um cardápio repleto de atividades "radicais" -graças às dunas, ondas e ventos que compõem a paisagem- ou simplesmente para quem prefere se esticar na areia e não fazer nada.

Para o primeiro grupo, o forte é o kitesurfe, esporte que a cada temporada ganha novos adeptos no país.

Há ainda passeio de buggy, verdadeira montanha-russa nas dunas, que inclui o ''esquibunda'' (descer uma duna sentado em uma prancha), toboágua, tirolesa, jangada, banana boat (espécie de barco inflável puxado por lancha), caiaque e outras.

As dunas já compensam a visita. Suas subidas levam a visões panorâmicas da praia e de extensas lagoas cercadas pela vegetação do semiárido cearense. É nelas que o visitante pode se refrescar, nas águas geladas sob um sol escaldante na casa dos 30°C.

Descendo das dunas até a praia, os coqueiros se tornam predominantes e disputam o céu com as pipas do kitesurfe, esporte muito popular em Cumbuco, no qual se usa uma prancha e uma pipa para ser impulsionado pelo vento e fazer manobras nos ares.

Na praia, o visitante tem a opção de aproveitar a boa infraestrutura turística das barracas, que oferecem até piscina, ou procurar trechos menos movimentados seguindo em direção à Barra do Cauipe, onde predomina o visual do mar azul-claro e dos coqueiros ao fundo.

A parada obrigatória é na lagoa da Barra do Cauipe, onde mar e lagoa dividem a paisagem com distância de poucos metros entre um e outro. O banho na lagoa é ainda mais gelado do que o de mar, mas o banhista disputará espaço com kitesurfistas.

O mar, vale ressaltar, é agitado e mais indicado para a prática de surfe e kitesurfe.

Foi justamente o "kite" que há pouco mais de cinco anos provocou um boom no turismo de Cumbuco, atraindo visitantes de todo o mundo interessados no vento do litoral cearense.

Atualmente, Cumbuco tem boa infraestrutura turística, com restaurantes, hotéis, pousadas e barracas de praia. Faz parte do município de Caucaia (região metropolitana de Fortaleza).

Como o local é perto da capital cearense, fica fácil ir e voltar no mesmo dia. Há ônibus de linha e pacotes de agências de turismo que fazem esse percurso.

Além dos turistas, os fortalezenses são presença constante em Cumbuco. "Está crescendo aqui o número de empreendimentos imobiliários de apartamentos e casas de veraneio para os moradores de Fortaleza", diz o secretário de Turismo de Caucaia, Silvio Lobato.

Editoria de Arte/Folhapress

DÊ UMA ESTICADINHA

Quem procura tranquilidade também tem boas opções nos arredores de Cumbuco.

Uma delas é a lagoa do Banana, a cerca de 5 km do centro de Cumbuco. Lá, os visitantes podem aproveitar um banho nas águas calmas ou relaxar nas redes montadas nas áreas dos restaurantes.

Durante a semana, o local tem pouco movimento e permite um descanso mais tranquilo, porém, costuma encher aos fins de semana.

Também há, pouco antes do Cumbuco, a praia de Icaraí, com trechos praticamente desertos. Isso porque Icaraí vive uma fase de decadência, por causa do avanço do mar em direção ao continente, que afastou banhistas e as barracas de praia. Atenção: a maré é muito agitada e torna o banho de mar perigoso.


Endereço da página:

Links no texto: