Folha de S. Paulo


Tour pelo sul dos EUA ajuda a entender movimento negro

Milhares de pessoas se reuniram no último sábado para comemorar os 50 anos da Marcha sobre Washington.

Para entender melhor a importância do movimento, um tour pelas cidades de Atlanta, Montgomery e Nova Orleans mostra as origens daquele que foi um dos principais momentos da história dos EUA.

Liderada pelo pastor Martin Luther King, a manifestação pacífica que em 1963 tomou o National Mall, a esplanada de monumentos da capital americana, foi germinada uma década antes nas capitais da Georgia e do Alabama, no sul do país.

As cidades, marcadas por histórias de segregações e violência contra negros desde longínquos episódios da Guerra Civil americana (1861-1865), foram essenciais para o movimento que incendiou os EUA na década de 1960.

Atlanta é a terra natal de Martin Luther King, um dos maiores mitos americanos do século 20. Foi lá, famoso reduto negro, que o jovem pastor iniciou a pregação que mudaria o país.

O bairro de Sweet Auburn, hoje ponto turístico tão visitado quanto a sede da Coca-Cola ou da rede de televisão CNN, conta as origens do movimento em suas ruas, casas, escolas e igrejas. Luther King recebeu toda a sua formação religiosa e humanística no bairro.

Mas foi em Montgomery, capital do Estado vizinho do Alabama, que a atuação do pastor ganhou repercussão nacional ao liderar as marchas contra a prisão da costureira negra Rosa Parks, em dezembro de 1955.

Durante a segregação vigente na maioria dos Estados sulistas na primeira metade do século passado, Parks fora presa por se recusar a ceder seu lugar para um branco em um ônibus.

Seu gesto gerou um boicote contra o sistema de transporte público do Alabama, colocou o assunto na agenda nacional e alçou ao mundo a figura de Martin Luther King.

O desfecho da história iniciada no ônibus em Montgomery se daria em 1964, no ano seguinte à marcha, quando o então presidente Lyndon Johnson assinou a Lei de Direitos Civis, que pôs fim às segregações raciais.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
Alguns acontecimentos importantes na história da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA
Alguns acontecimentos importantes na história da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA

Endereço da página:

Links no texto: