Folha de S. Paulo


Nas Noites Brancas de São Petersburgo, passeio de barco adentra madrugada

São Petersburgo é conhecida como uma Veneza tamanho G. Não à toa: a água faz parte da paisagem da cidade, com o rio Neva por todos os lados --e ali estão espalhadas 342 pontes. Andar de barco, portanto, é atração imperdível.

Da embarcação, para qualquer lado que se olhe na costa, é possível avistar um prédio histórico, um barco antigo ancorado ou uma cúpula de igreja que tinha antes passado desapercebida.

O famoso cruzador Aurora, que marcou o início da Revolução de 1917 ao disparar um tiro contra o Palácio de Inverno (onde hoje está o museu Hermitage), fica ancorado para visitação no Neva e pode ser visto de perto durante um desses passeios.

Kekyalyanen/Shutterstock
Embarcações passeiam pelo Neva em 'noite branca' de junho
Embarcações passeiam pelo Neva em 'noite branca' de junho

Existem várias opções para os tours de barco. Os mais curtos levam os turistas pelos canais, duram em média uma hora e custam cerca de 500 rublos (R$ 30). Outros, mais longos, podem ser contratados, como os que abrangem toda a cidade e podem durar três horas. Passeios noturnos são mais caros.

É preciso ficar atento ao comprar o bilhete. Em alguns barcos, os guias falam apenas russo e gostam de oferecer vídeos com as belezas locais --que, geralmente, também estão em russo.

Quem não domina o idioma local pode encontrar barcos com guias em inglês. Eles são em menor número, mas, se chegar com antecedência, é possível conseguir lugares.

As saídas de barco se prolongam até a madrugada durante as Noites Brancas. Aquelas noites de junho e julho nas quais o sol se põe pouco abaixo da linha do horizonte e deixa a madrugada clara.

As mesmas noites que serviram de inspiração para o escritor russo Fiódor Dostoiévski no livro "Noites Brancas" (1848), no qual as ruas de São Petersburgo servem de cenário para o romance.

A repórter viajou a convite da Rosatom


Endereço da página:

Links no texto: