Folha de S. Paulo


Balés são apresentados em teatros centenários de São Petersburgo

O turista que visita São Petersburgo não deve deixar de assistir a ao menos uma apresentação de balé.

Tanto no teatro Mariinsky (mariinsky.ru ) como no Alexandrinsky (alexandrinsky.ru ) --só para citar os dois mais famosos da cidade--, o profissionalismo do corpo de balé, dos cantores de ópera e a arquitetura do teatro fazem o programa ser um dos principais da cidade.

Pelo Mariinsky, chamado também de Kirov, passaram os mais importantes balés da Rússia, como o grupo Bolshoi. Em junho, o cineasta James Cameron e o maestro Valery Gergiev transmitiram de lá o primeiro balé ao vivo em 3D para 50 países.

O Mariinsky, onde uma apresentação de balé custa, em média, 3.000 rublos (R$ 200), foi fundado em 1860 e, neste ano, ganhou um anexo. O nome do teatro é uma homenagem à mulher de Alexandre 2º, Maria Alexandrovna.

Já o Alexandrinsky, um pouco menor, mas igualmente luxuoso, foi uma encomenda da imperatriz Catarina, a Grande, em homenagem ao fundador da cidade, Pedro.

De 1756, é o teatro mais antigo da Rússia. Nomes como Tchecov apresentaram peças em seu palco. O espaço foi restaurado em 2006, quando completou 250 anos.

Há ingressos para balés por preços médios de 5.000 rublos (cerca de R$ 350).

A repórter viajou a convite da Rosatom


Endereço da página:

Links no texto: