Folha de S. Paulo


Governo federal faz primeiro grande investimento no turismo religioso

Daqui a 13 dias, 2,5 milhões de pessoas devem participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no Rio. Aproveitando o evento, que terá a participação do papa Francisco, o Ministério do Turismo dará o pontapé inicial em um projeto para fortalecer o turismo religioso no país.

O órgão investiu cerca de R$ 1,4 milhão na ExpoCatólica, feira realizada no mesmo período do encontro. "O objetivo é apresentar aos turistas que vão à jornada os nossos destinos religiosos", afirma Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo. "Precisamos profissionalizar esse setor."

Além da participação na ExpoCatólica, o ministério age em outra frente: vai destinar R$ 750 mil para cinco cidades que já atraem devotos investirem mais em infraestrutura turística.

Já consolidadas como destinos religiosos, Aparecida (SP) e Nova Trento (SC) estão entre as escolhidas. As outras são Bragança (PA), Trindade (GO) e Santa Cruz (RN). Elas foram selecionadas entre 193 municípios que tentaram conseguir a verba do governo federal.

Outra novidade na área é a feira Roteiros Religiosos - Uma Viagem pelo Mundo e Conhecimento. Será a primeira vez que São Paulo receberá um evento de promoção do turismo religioso. Idealizada pela empresária Denise Tibiriçá, deve atrair 80 expositores durante quatro dias em outubro.

"A feira surgiu de uma lacuna no setor, que está crescendo, mas ainda sem muita organização", diz Denise.

Assim como cresce internamente (de 2011 para 2012 houve um aumento de 3,42% no número de viajantes por motivos religiosos dentro do país, que chegou a 1,21 milhão de pessoas), esse tipo de turismo também envia cada vez mais brasileiros ao exterior.

No ano passado, cerca de 60 mil turistas brasileiros foram a Israel, principal destino religioso do mundo. O número é 20% maior que em 2010.

De olho nesse crescimento, o Ministério do Turismo israelense aposta no Brasil: a meta do órgão é levar 140 mil brasileiros ao país em 2014.

Deve ajudar neste objetivo o fato de que os brasileiros estão descobrindo um novo local na Terra Santa : a região do monte Hermon, no extremo norte do país.

Os brasileiros também estão na mira do governo colombiano, que, no início deste ano, lançou uma campanha para atrair turistas a cidades menos conhecidas, como Mompox, que tem seis igrejas em 12 quarteirões.

TURISMO RELIGIOSO EM NÚMEROS

Confira alguns dados relacionados ao crescimento do turismo religioso entre os brasileiros

1,21 mi deve ser o número de brasileiros que viajaram por motivos religiosos dentro do país em 2012
p(tagline). (O Ministério do Turismo ainda não tem os dados do ano passado concluídos)

1,17 mi foi o número em 2011

71 é o número de operadoras de viagem que o escritório do Ministério do Turismo de Israel no Brasil tem cadastrado

50 era o número há três anos

200 pessoas por mês viajam com a agência brasileira Terra Santa, que se diz 'a única especializada em turismo religioso do país'

50 era o número quando a empresa foi criada, há 4 anos


Endereço da página:

Links no texto: