Folha de S. Paulo


São Paulo terá dois festivais japoneses em julho

Em julho, São Paulo sedia pelo menos dois importantes festivais japoneses.

O Tanabata, festival das estrelas, é realizado no bairro da Liberdade concomitantemente às versões originárias, no Japão, no sábado (6) e no domingo (7), com apresentações de taiko (tambor) e dança típica.

Durante a festa, a rua Galvão Bueno, a mais comercialmente ativa do entorno da estação Liberdade de metrô, fica tomada por barracas com tempurá (legumes e frutos do mar empanados), yakissoba e outras comidinhas.

São distribuídos papéis que devem ser preenchidos com um desejo escrito e atados a árvores. Ao final do festival, eles são queimados --segundo a lenda, a fumaça que geram leva o pedido às estrelas para que possam ser ouvidos e, então, realizados.

"A ideia é manter a tradição, essa crença", diz Mauricio Kobayashi, diretor da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), responsável pelo evento.

Já o Festival do Japão, que não é equivalente a qualquer confraternização no país oriental, conta com alimentos típicos de cada uma das 47 províncias do arquipélago japonês, segundo Nelson Maeda, vice-presidente da Kenren (Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil).

"Há pratos que você não encontra em nenhum restaurante daqui. Só no festival."

A organização espera receber mais de 120 mil visitantes, entre os dias 19 e 21, no Centro de Exposições Imigrantes. O tema da festa deste ano é tecnologia e modernidade --haverá apresentação de robôs desenvolvidos na Escola Politécnica, da USP.

As entradas custam R$ 10 --ou R$ 8 antecipadamente.

Outros eventos relacionados à cultura japonesa no mês são a Asia Fest e o Anime Friends, realizados juntamente entre os dias 11 e 14 e, depois de uma semana, entre os dias 18 e 21 no Campo de Marte, zona norte paulistana.

"Gosto muito do Festival do Japão porque tem mais novidades", diz Grace Kawakubo Santana, entusiasta da cultura nipônica e voluntária da associação Seinen Bunkyo, que realiza o Festival das Cerejeiras (Sakura Matsuri) em São Roque (SP) também neste fim de semana.

"Se pudesse, participaria de todos os eventos", diz.


Endereço da página:

Links no texto: