Folha de S. Paulo


Atrações gratuitas embalam verão de moradores e turistas em Nova York

Embora Nova York seja uma das cidades mais caras do mundo, a chegada do verão presenteia nova-iorquinos e turistas com inúmeras atrações gratuitas, que vão desde os melhores musicais da Broadway até obras de Shakespeare no Central Park, além de shows e exibições de filmes ao ar livre.

No verão, os preços dos voos e das acomodações disparam na Big Apple, mas a cidade em si, que espera ansiosamente as altas temperaturas após um duro inverno, celebra a chegada do bom tempo com uma disputada agenda de atrações gratuitas, fato que desperta atenção tanto dos turistas como dos próprios americanos.

Com o calor, os parques também acabam sendo mais atraentes que os grandes teatros, as óperas e as salas de concertos. O Central Park, tido como o pulmão de Manhattan, se transforma então na sede de uma das principais atrações culturais do verão, a "Shakespeare in the Park", que a cada ano apresenta obras do artista britânico com populares figuras do cinema e a televisão.

Nesta edição, "A Comédia dos Erros", com Jesse Tyler Ferguson, é o grande destaque da programação do mês de junho, enquanto "Trabalhos de Amor Perdidos" assume o protagonismo durante os meses de julho e agosto. O único preço para conferir o espetáculo é o de ser suficientemente rápido para reservar seus ingressos, esgotados em poucos minutos.

Se turistas e nova-iorquinos são obrigados a economizar ao longo do ano para pagarem o alto preço dos ingressos da Broadway, o Bryant Park, ao longo de todo verão, oferece versões reduzidas das melhores obras a cada quinta-feira, como as recentes vencedoras dos prêmios Tony "Kinky Boots" e "Pippin".

Na segunda-feira, no mesmo Bryant Park, os interessados também podem desfrutar de uma sessão de cinema ao ar livre; aos sábados, aulas de tai chi, e as terças, de ioga, além de aulas de francês, japonês, espanhol e italiano todos os dias, assim como concertos de piano na hora do almoço.

Para quem gosta de música, a melhor opção é a série de shows do programa de TV "Good Morning América", da emissora "ABC", que também é apresentado no Central Park. Jennifer López, no dia 19 de julho, e Alicia Keys, no dia 30 de agosto, são apenas algumas das estrelas que se apresentarão no projeto, sempre de maneira gratuita.

No dia oficial do começo do verão, 21 de junho, Nova York vai à rua com o "Make Music New York", que oferece em um só dia mais de mil shows de graça, seja em parques, praças ou esquinas da cidade. Um simples passeio aleatório, por exemplo, já lhe dá oportunidade de presenciar algum deles.

Já o Prospect Park, conhecido como o Central Park do Brooklyn, encabeça a chamada "programação cultural alternativa", que, entre outras atrações, apresenta um show com a banda "Belle and Sebastian", um concerto da Filarmônica de Nova York e uma exibição especial do filme "Drácula", a versão da Universal lançada 1931 com a música do compositor contemporâneo Philip Glass, além do Balé Jazz de Montreal.

Outro festival, o River to River, se espalha por outros cinco bairros de Nova York com atividades que vão desde o concerto de Laurie Anderson, no Rockefeller Park, até os recitais de ópera, que, com o selo do Met, começam em Manhattan a partir do dia 16 de julho, mas também passam pelo Brooklyn, Bronx, Staten Island e Queens.

Para os mais arriscados, o festival de música afro-punk, com Erika Badhu, será apresentado entre os dias 24 e 25 de agosto no parque Commodore Barry. Para os amantes do Jazz, um dia antes, no Marcus Garvey Park, ocorre o Charlie Parker Festival.


Endereço da página: