Folha de S. Paulo


Veja dicas de compra para turistas e relatos de viagem

PERGUNTA DO LEITOR

Estou indo para Bogotá. Posso levar reais para serem trocados por pesos colombianos?
Luiz André Zenkner (Salvador, BA)

Resposta Não. Segundo a Embaixada da Colômbia no Brasil, as casas de câmbio do país vizinho não trocam reais. A recomendação é levar dólares, já que, ainda de acordo com a embaixada, as casas daqui não trabalham com o peso colombiano.

*

Veja seleção de malas de viagem

*

Surpresas dentro da van em passeio pela África do Sul
Por ROBERTO OLIVEIRA

A ideia era passar, no máximo, três dias em Johannesburgo, na África do Sul, fazer uma visita ao bairro Soweto e seguir viagem atrás de bichinhos.

Depois de uma maratona intensa de baladas na mais fervida das cidades africanas, Cidade do Cabo, o corpo e a mente pediam sossego. Queria dormir com o rugido de leões e despertar com o barulho das manadas de elefante.

No hotel, acerto o transfer que me levaria ao Kruger National Park, santuário que se estende da África do Sul, ao Zimbábue e Moçambique.

Um senhor elegante, de terno e gravata, fala mansa, se apresenta na noite anterior.

Pontualmente às 7h, lá estava ele. Sonolento, demorei para sacar que de fato era aquele senhor sério que dançava dentro da van. Afinal, ele veio travestido de uma espécie de buda nagô havaiano. Camisona florida, bermuda de lista e "chapéu Indiana Jones".

Lá se vão 40 minutos e continuamos em Johannesburgo. Estamos no caminho certo? "Fique tranquilo. Vou buscar minha namorada." Excuse me? "Vou aproveitar para tirar uns dias de folga." E essa aliançona no dedo? "Ainda bem que você me lembrou. Brasileiro é bem liberal, né?"

No carro, o casal só queria saber da Copa. Ou melhor: eles pretendem conhecer o Brasil durante o evento, mas, na verdade, queriam saber de praias de nudismo e festinhas de casais. Que danadinhos, hein?

*

AGENDA

22 DE JUNHO O hotel-fazenda Bela Vista, em Dourado (SP),promove cavalgada noturna; o passeio custa R$ 100 por pessoa

Divulgação

30 DE JUNHO É o prazo de inscrição gratuita para a 41ª Feira de Turismo das Américas que será em agosto, em São Paulo

*

LANÇAMENTO
Guia Visual: Barcelona e Catalunha
Com mapa e mais de 500 fotos, reúne dicas de passeios, lugares para se hospedar, comer e comprar
AUTOR Dorling Jindersley
EDITORA Publifolha
PREÇO R$ 67 (208 páginas)


Endereço da página:

Links no texto: