Folha de S. Paulo


Passeio em voadeira inclui mergulho nos Pequenos Lençóis

Quem fica hospedado no município de Barreirinhas, opção mais comum entre os turistas, chega ao litoral maranhense pelo rio Preguiças.

No percurso, é possível observar a vegetação típica da região, com áreas de mangue, igarapés e palmeiras de buriti e de açaí.

Vanessa Correa da Silva/Folhapress
Bar Tenda dos Macados, em Vassouras
Bar Tenda dos Macados, em Vassouras

O mais interessante do passeio de barco, porém, são os paredões de areia que formam os Pequenos Lençóis, uma área de dunas e lagoas menores que as encontradas no parque nacional dos Lençóis Maranhenses.

Além disso, as lagoas são mais rasas e a areia tem coloração mais escura.

Leia mais:

Partindo de Barreirinhas -em lanchas conhecidas como voadeiras, que transportam de dez a 12 pessoas-, leva-se 40 minutos até o povoado de Vassouras, onde os turistas param para conhecer os Pequenos Lençóis.

SEMPRE ALERTA

É ali em Vassouras que está o bar Tenda dos Macacos.

Como o nome diz, os animais são os "donos" do local. Ficam circulando tranquilamente entre os visitantes, que podem fotografá-los à vontade. Se quiser tomar água de coco, fique atento: os macacos são rápidos e podem "atacar" cocos deixados desprotegidos em cima da mesa.

Voltando à voadeira, a próxima parada é no povoado de Mandacaru, onde está o farol Preguiças, inaugurado em 1909. Do alto da construção de 35 metros tem-se uma bela vista do rio e do vilarejo, com o mar ao fundo.

O passeio termina em Caburé, uma pequena vila de pescadores banhada de um lado pelo rio e do outro pelo oceano Atlântico.

A praia é tranquila, com mar calmo, e há boas opções de restaurantes, mas antes de dar um mergulho ou provar peixes e frutos do mar vale a pena passear de quadriciclo pelo lugar.

O aluguel de 30 minutos custa R$ 50, e o veículo pode ser dividido por duas pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: