Folha de S. Paulo


Confira as 40 pousadas visitadas em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul

O inverno começa no próximo dia 21. Dias depois, vêm as férias escolares. Época boa para fugir da correria de São Paulo e aproveitar o frio.

O caderno "Turismo" indica nesta edição 40 pousadas em seis cidades brasileiras: Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, em São Paulo, e Monte Verde e Gonçalves, em Minas Gerais. Todas são conhecidas como "destinos de inverno".

Recebem esse título porque possuem boa infraestrutura turística, estilo arquitetônico que lembra a região europeia da Bavária --lembra-se das construções com madeiras aparentes nas fachadas de Campos de Jordão?-- e costumam ter temperaturas próximas de 0ºC, às vezes até abaixo.

Embora algumas pousadas selecionadas pela reportagem já possuam características de hotel --como ter uma brigada de funcionários--, a maioria das hospedarias visitadas ainda mantém o atendimento familiar, com número reduzido de quartos.

Até por isso, a dica é fazer a reserva logo, antes que as casas fiquem lotadas.

Os preços começam em R$ 35 a diária. A mais barata é a pousada do Galo, em São Bento do Sapucaí.

Entre as mais caras, está a Chateau la Villette, em Campos. O casal paga R$ 5.590 pelo pacote de três diárias nos finais de semana de julho.

Com exceção de Gonçalves, onde as crianças não são tão bem-vindas, as outras cidades têm pousadas que aceitam os pequenos.

Leia mais:

Em Gramado, hospede-se na região central
Café da manhã de Canela prioriza produtores locais
Campos do Jordão tem pousada calma mesmo no centrinho
Na vizinha São Bento do Sapucaí, só uma hospedagem lembra hotel
Fique em plantação de lavanda em Monte Verde
Pousadas aceitam crianças com restrição em Gonçalves

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: