Folha de S. Paulo


Governo britânico lança plano para os lojistas aprenderem português

Animado com a explosão dos gastos de turistas brasileiros em viagens ao Reino Unido, o governo britânico preparou um plano especial para atrair mais visitantes do país -e, claro, incentivá-los a abrir ainda mais o bolso.

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A estratégia foi traçada pelo órgão oficial de turismo VisitBritain, que produziu um documento interno de 17 páginas com medidas a serem adotadas para fazer nossos turistas se sentirem mais em casa no Reino Unido.

O pacote inclui o ensino de português a lojistas e atendentes de hotéis, a criação de voos diretos para outras capitais além de Rio e São Paulo e até iscas específicas para atrair a cobiçada classe C.

Ana Rojas/Folhapress
Fachada da loja de departamentos Harrods, em Londres, que aceita pagamento em real
Fachada da loja de departamentos Harrods, em Londres, que aceita pagamento em real

"Os brasileiros se tornaram um dos públicos mais importantes para nós, e, por isso, precisamos estar bem preparados para recebê-los", disse à Folha Patricia Yates, diretora de estratégias e comunicação do VisitBritain.

Editoria de Arte/Folhapress

As ações serão segmentadas por tipos de turista: do mais rico, interessado no consumo de luxo, à família que está fazendo suas primeiras viagens internacionais.

Para conquistar este grupo, o plano concluído no mês passado sugere mais propaganda em redes sociais e até mesmo transformar a terra da rainha em locação de novela.

"A iniciativa ideal seria ver a Globo filmar uma de suas principais novelas no Reino Unido", afirma o documen-to do governo, citando o aumento do turismo brasileiro para a Turquia após a exibição de "Salve Jorge".

No caso dos viajantes de maior poder aquisitivo, a ideia é reforçar o atendimento personalizado em marcas de luxo como Jaguar, Burberry e Stella McCartney.

"O luxo também pode ser ligado a experiências exclusivas em torno de temas como realeza, golfe e uísque", afirma o programa de ações.

Além de capitais do Nordeste e de Brasília, o programa prevê investimentos para fortalecer o Reino Unido como destino turístico em cidades paulistas como Santos, Campinas e Ribeirão Preto.

A decisão de priorizar o Brasil foi tomada no início do ano, quando uma pesquisa interna mostrou que 73% dos nossos visitantes têm intenção de ir às compras -o índice é o maior no grupo dos Brics, que também inclui chineses, indianos e russos.

De acordo com o estudo, os brasileiros gastam 273 libras (cerca de R$ 320) por dia em compras, praticamente o dobro da média mundial, e têm aumentado o valor de suas despesas a cada ano.

Algumas empresas, como a loja de departamentos Harrods, já começaram a facilitar a vida dos clientes com vendedores que falam português e a opção de pagar as compras em real no cartão.

"Uma das tendências mais fortes que nós temos visto é o crescimento significativo do mercado brasileiro. Nos últimos seis meses, em particular, tivemos um salto sem precedentes nas vendas", diz uma porta-voz da Harrods.

A meta britânica é elevar o número de turistas brasileiros de 260 mil no ano passado para 370 mil em 2016.


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