Folha de S. Paulo


Parecida com iogurte, bebida à base de grão desconhecido regula o intestino

O nome é pouco conhecido, e o gosto talvez menos ainda. Mas o kefir, bebida cremosa parecida com o iogurte, é mais nutritivo que o laticínio e pode ser preparado sem a adição de leite (veja receita abaixo).

Ele é feito a partir de grãos que, na verdade, são colônias de microrganismos benéficos ao intestino: os probióticos.

No Brasil, os grãos kefir podem ser encontrados em sites de comércio eletrônico -no Mercado Livre, por exemplo, vão de R$ 9 a R$ 33- ou em grupos nas redes sociais, como o Kefir Brasil, no Facebook.

Pedro Azevedo/Folhapress
Os chamados grãos kefir são uma colônia de organismos vivos benéficos ao intestino
Os chamados grãos kefir são uma colônia de organismos vivos benéficos ao intestino

Eles são misturados a leite de coco, água adoçada ou leite. O produto da fermentação gera a bebida que há séculos é fabricada pelo mundo.

Os primeiros registros do seu uso remetem às regiões montanhosas do norte do Cáucaso. A origem do nome permanece obscura, mas há quem diga que venha do turco e signifique "bem viver". "A gente sente um bem-estar, uma energia", diz a dona de casa Andréa Tavares, 39, que toma kefir diariamente.

O kefir é fonte de aminoácidos, vitaminas e minerais. Segundo a médica Michele Haikal, os benefícios do kefir vão além do bom funcionamento intestinal. "Boa parte do nosso sistema de defesa fica no intestino. Substâncias como a serotonina, que causa a sensação de bem-estar, também podem ser produzidas por bactérias intestinais", exemplifica.

"A maioria dos probióticos precisam ser consumidos sempre, mas o kefir não. As bactérias dele sobrevivem por mais tempo no intestino", acrescenta.

Ainda que o kefir seja diferente dos demais probióticos, a maior parte de seus benefícios pode ser assegurada pelo consumo regular de coalhadas e iogurtes naturais. Mas, se ficou curioso, veja a seguir uma receita para fazer a iguaria em casa.

INGREDIENTES

  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de grão kefir
  • 1 litro de água (pode ser água de coco, leite, leite de soja, leite de coco ou suco de uva. Nesses casos, dispense o açúcar mascavo)

MODO DE PREPARO

  • Em um recipiente não metálico, dissolva o açúcar mascavo na água e acrescente o kefir.
  • Tampe o recipiente, e deixe a mistura repousar por 12 horas em temperatura ambiente e longe do sol
  • Coe a mistura com uma peneira não metálica e está pronto o kefir. Reserve o que restar na peneira para reutilizar como grãos kefir, repetindo a receita. Até lá, guarde na geladeira e lave os grãos diariamente.
  • Sirva como bebida, batido com frutas ou misturado com cremes.

NAÍLA COSTA fez o 3º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha, patrocinado pela Pfizer.


Endereço da página: