Folha de S. Paulo


Veja o gabarito da prova seletiva para o Treinamento em Ciência e Saúde

Confira abaixo o gabarito da prova resolvida pelos candidatos do processo seletivo para o 3º Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha.

O resultado da seleção para a próxima fase será divulgado ainda essa semana no site do Treinamento em Ciência e Saúde, no blog Novo em Folha e nas redes sociais do Treinamento.

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

1) Assinale a alternativa correta quanto à concordância (verbal e/ou nominal), considerando a norma culta do idioma:

a) No caso de Lupi, houveram denúncias de supostas irregularidades em repasses de recursos a ONGs em convênios com o ministério.
b) "Todos estão ansiosos e você nunca sabe o que acontecerá, mas nós acreditamos que nosso maior protetor é Deus e estamos rezando", disse Samuel Wanje, 27, um dos cristãos que foram à basílica.
c) O consumo aparente (produção nacional que fica no país mais as exportações) de transformados plásticos chegou a 1,15 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2015, retração de 4,96% em relação ao mesmo período do ano passado.
d) As milhares de crianças que sonham serem craques de futebol deveriam estar em boas escolas públicas, em horário integral.
e) Há um minuto de silêncio antes de o público perceber que a apresentação acabou. Resta-lhe as palmas.

2) Assinale a alternativa correta quanto à concordância (verbal /ou nominal), considerando a norma culta do idioma:

a) Ele disse que críticas fazem parte da democracia, mas deixou claro sua insatisfação com Lacerda.
b) Durante o anúncio das novas regras, a prefeitura citou projeto de distribuição de sacos marrons e cinzas para acondicionar orgânicos de compostagem e resíduos que não podem ser reciclados.
c) D'Aniello também não economiza elogios ao explicar como o mascote conseguiu o emprego: "Niko é um gato lindo, muito simpático, dócil e gentil; também é muito esperto".
d) Fomos eleitos pelo povo, mesmo que, em vários Estados, mais de um terço da população não tenham votado para o Congresso Nacional.
e) Segundo o Instituto Data Popular, 75% da população diz não confiar nos candidatos a deputado federal da última eleição.

3) Assinale a alternativa correta quanto à regência (verbal e/ou nominal), considerando a norma culta do idioma:

a) Ela observa, no entanto, que as pessoas costumam focar no que elas não têm: "Assim, você acaba criando uma trilha neurológica de falta de satisfação e de infelicidade".
b) O racionamento à época não implicou cortes relevantes no fornecimento de energia. Não foi fácil, mas foi necessário e evitou uma crise com consequências ainda maiores.
c) Devyani obteve imunidade diplomática como membro da missão permanente da Índia na ONU, o que a permitiu deixar os Estados Unidos.
d) Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, o governo de São Paulo confirmou a morte de Thomaz e agradeceu às manifestações de pesar.
e) "A negociação que está em andamento será favorável aos consumidores. Um prazo mais longo lhes beneficia e reduz as tarifas", disse.

4) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência (verbal e/ou nominal), considerando a norma culta do idioma:

a) Questionado sobre ter a intenção de investir mais em conversas com criminosos, ele respondeu que iria abordar "todos os temas de interesse da população".
b) Equipado com aviões de combate Sukhoi e tanques leves franceses, o Exército chadiano é composto principalmente de combatentes da etnia do presidente.
c) Lamento a morte da atriz e cineasta Norma Bengell. Foi uma atriz que sobressaiu por sua ousadia e talento.
d) O episódio de "Ellen" em que a protagonista sai do armário foi assistido por 35 milhões de pessoas.
e) Apesar da ação de assessores e seguranças, as fotos da top com os fãs proliferaram nas redes sociais.

5) Assinale a alternativa correta quanto à ocorrência ou não da crase, considerando a norma culta do idioma:

a) Passei longo tempo examinando cuidadosamente dois minúsculos óleos com molduras douradas pendurados sobre a cômoda: um retratava camponeses patinando num lago congelado perto de uma igreja, outro reproduzia um barco à vela balouçando num mar agitado de inverno.
b) Desde o início do ano, além do material escolar, elas levam os filhos à tiracolo.
c) Lá em cima, quem passava pela praça podia ter a mesma visão que teria caso estivesse num carro ou ônibus rasgando a toda pela Perimetral.
d) Sorte que a coisa pegou tão mal que os autores da farsa ensaiam a marcha à ré. Perceberam, talvez, que ninguém vira líder popular só porque deixa a barba crescer.
e) Julianne Moore, por exemplo, apareceu num longo Chanel adornado com aplicações feitas a mão e arrematado com flores pretas em linhas horizontais.

6) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de parônimos e homônimos:

a) Por outro lado, o jornalismo do SBT, que já foi respeitável, hoje é insipiente." Para hoje, a Record aposta em formato parecido com o da Band: flashes até as 17h, quando entra no ar um especial.
b) Policial pede o mandado de prisão para Max e Oliveira, deixando Anastácia e Maria Zilda felizes.
c) Para casamentos, faz o trajeto entre a igreja e o local da festa, com a parada para seção de fotos dos noivos.
d) Pergunto à senadora até quando ele ficará impune por todos os desmandos que infringiu ao país.
e) "As ofensas contra a Jordânia e outros países árabes representam uma violação fragrante de todas as convenções diplomáticas", ressaltou Rafei.

7) Assinale a alternativa em que não haja erro de grafia:

a) A análise do líquido cefalorraquidiano e os exames radiológicos, como a tomografia computadorizada, vêm permitindo a detecção precoce da afecção, anteriormente apenas identificada pós-morte, pelo exame anatomopatológico do cérebro.
b) O governo federal está fazendo um esforço conjunto com a base aliada para fechar um acordo afim de limpar a pauta de votações de vetos do Congresso para viabilizar a votação da proposta que altera a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2014.
c) Sobre a personagem Nina, de "Avenida Brasil" (2012), a atriz explicou porque a havia definido como "uma heroína soturna".
d) A artista espanhola Esther Ferrer venceu o Prêmio Velázquez de artes plásticas, concedido anualmente a um artista iberoamericano pelo conjunto da obra.
e) "Muitas vezes me pergunto aonde vai uma garota que compra um dos meus vestidos", divaga Jonathan Simkhai, outro aficcionado do site.

8) Assinale a alternativa correta quanto à conjugação verbal:

a) "Os estádios modernos ficaram mais seguros, mas era claro que, depois da Copa, deveria voltar a haver lugares para assistir aos jogos em pé, por exemplo, e isso parece ter sido esquecido no Brasil neste momento", diz Thilo Danielsmeyer, especialista em fãs de futebol do Fan Projekt, organização que intermedia torcedores e clubes/autoridades na cidade de Dortmund.
b) O aluguel remedia a falta do teto. Temos, porém, prioridade nos programas de habitação popular.
c) Quem não se precaveu com uma boa reserva fica mais exposto ao superendividamento, o que pode levar à inadimplência.
d) Em seu mais recente relatório, o porta-voz do Cenapred, Carlos Gutiérrez, afirmou que o sinal de alerta vulcânico se mantém no amarelo, fase 2, motivo pelo qual se recomenda à população que se precavenha e não se aproxime do vulcão.
e) "Sabe por que ela se maqueia tanto?", perguntou a modelo Nuelle para a miss Bianca, referindo-se à também modelo Natália. "É porque a cara dela é toda esburacada!

9) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos modos verbais indicativo e subjuntivo:

a) O congressista nega que recebeu recursos do esquema em sua campanha eleitoral para o Senado, como sugerem as delações premiadas.
b) Falando sob anonimato à agência Associated Press, um diplomata de um país do golfo Pérsico envolvido nos ataques aéreos disse que o objetivo é que eles durem um mês, mas a coalizão está preparada para a hipótese de que se estenderão por até seis meses.
c) Robinho acredita que o resultado tenha servido para pôr fim às dúvidas que o time ainda vinha suscitando.
d) Tenho certeza de que o novo ministro, Renato Janine Ribeiro, vá fazer um excelente trabalho à frente da pasta, assim como teria feito Cid Gomes não fosse o seu temperamento idêntico ao do irmão, Ciro Gomes.
e) Suspeita-se que quadrilhas atuavam junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, revertendo ou anulando multas.

10) Assinale a alternativa correta, levando em consideração os preceitos da norma culta:

a) "Pedimos a Jesus que alivie o sofrimento de tantos irmãos nossos perseguidos por causa de seu nome, assim como de todos que padecem injustamente pelas consequências dos conflitos e violência", disse o pontífice em pronunciamento no balcão da basílica de São Pedro, após a missa de Páscoa.
b) Bale abriu o placar aos 25 min do primeiro tempo. Em oito minutos, Cristiano Ronaldo marcou três, anunciando a goleada. Na segunda etapa, Benzema e Cristiano fizeram dois gols cada.
c) Bem, sabemos que os ambientes de trabalho hostis são pouco benéficos para a criatividade. Por outro lado, você consegue imaginar que um ambiente sem nenhum nível de estresse possa lhe prejudicar de alguma forma?
d) "O governo e o banco central começaram a trabalhar com seriedade para cessar essa bacanal no mercado de câmbio", disse Andrei Belousov, assessor do presidente Vladimir Putin.
e) Nossa tendência é acreditar que isso não ocorre, mas a grande surpresa é que, nesses tipos de ambiente, também há revezes.

PROVA DE CIÊNCIA E SAÚDE

1) Leia este trecho da coluna de Reinaldo José Lopes de 18 de janeiro:

Com efeito, há cerca de um século e meio os cientistas sabem que certos gases atuam como um cobertor atmosférico, retendo o calor produzido na superfície da Terra pelos raios solares. Também não há dúvida de que o CO2 é um dos mais importantes gases desse tipo, e que a queima de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, no fim do século 18, tem sido responsável por um aumento prodigioso da concentração desse gás na atmosfera -de 280 ppm (partes por milhão) para 395 ppm em um par de séculos.

Qual destas respostas não está relacionada com o tema em questão?

a) Aquecimento global.
b) Destruição da camada de ozônio.
c) Efeito-estufa.
d) Protolo de Kyoto.
e) Conferência de Copenhague.

Em 16 de novembro, a Folha publicou um texto que afirmava: "[Adib Jatene] criticava os programas de residência, com crescente ênfase na alta tecnologia e nas especializações. 'O médico tem de ser especialista em gente', disse em 2013."

2) Qual bandeira estava defendendo o cardiologista ao afirmar isso?

a) Fim das residências médicas.
b) Fortalecimento financeiro do SUS.
c) Valorização de equipes multidisciplinares.
d) Programa Saúde da Família.
e) Mudanças na remuneração dos médicos.

3) A chance de a seleção de vôlei da Bolívia ganhar da seleção da Espanha é de 10%. Qual a chance de a Espanha ganhar cinco jogos seguidos da Bolívia?

a) 95%
b) 76%
c) 67%
d) 59%
e) 28%

4) Suponha que a cobrança de Imposto de Renda siga esta tabela de faixas de rendimento mensal:

Até R$ 2.000 – 0%
De R$ 2.000 a R$ 4.000 – 10%
De R$ 4.000 a R$ 10.000 – 20%
De R$ 10.000 a R$ 20.000 – 30%
Acima de R$ 20.000 – 40%

Imagine um jornalista recém-formado que recebesse uma proposta de trabalhar na Folha por R$ 35.000 mensais. Quantos reais por mês seriam retidos do seu salário para pagar Imposto de Renda?

a) R$ 10.000
b) R$ 10.400
c) R$ 12.800
d) R$ 14.000
e) Nenhuma das alternativas

5) A equação de Drake serve para estimar quantas civilizações comunicativas -ou seja, transmitindo sinais que poderíamos em tese detectar- existem na Via Láctea. Qual dos itens abaixo não faz parte dessa equação?

a) fração das estrelas que têm planetas
b) número de planetas similares à Terra por sistema planetário
c) fração de planetas tipo Terra em que a vida evolui
d) fração de planetas vivos onde surgiram mamíferos
e) tempo de vida médio de uma civilização comunicativa

Leia o texto abaixo, de Hélio Schwartsman, escrito em 8 de outubro, sobre o vínculo entre liberdade de expressão e ciência:

"Como qualquer outro empreendimento coletivo, a ciência só se materializa se houver comunicação entre as pessoas que dela se ocupam. Mas, mais do que a maioria dos empreendimentos coletivos, a ciência depende da crítica para avançar. O momento chave da descoberta científica, como apontava Popper, é o erro. Um experimento que refuta uma teoria é muito mais informativo e, assim, decisivo, do que um que a corrobora.

Nesse contexto, é importante não só que cientistas possam criticar colegas e superiores como também que tenham liberdade para desafiar os cânones estabelecidos. Até podemos conceber que a ciência seja produzida num cenário de censura a ideias, mas ela provavelmente caminharia de modo hesitante, preocupada em não desagradar aos poderosos.

Um bom exemplo disso é a biologia soviética. A URSS amargou décadas de atraso nesse campo pela simples razão de que ele foi profundamente influenciado pelo agrônomo Trofim Lysenko, o qual, mais por razões ideológicas que científicas, militava contra a genética mendeliana, já que nela não via muito espaço para as ideias socialistas de igualdade."

6) Qual o nome do principal conceito desenvolvido pelo filósofo da ciência Karl Popper?

a) Falseabilidade, propriedade de poder ser provada como falsa que uma teoria precisa ter para ser válida
b) Paradigma, segundo o qual uma revolução científica acontece o paradigma vigente não é capaz de resolver os problemas
c) Método da navalha, segundo o qual a explicação mais simples para um fenômeno prevalece sobre outras hipóteses igualmente explanatórias
d) Reducionismo, segundo o qual vários fenômenos científicos podem ser explicados a partir de teorias unificadoras
e) Criticismo, segundo o qual o espírito questionador deve prevalecer entre os pesquisadores

7) Qual desses cientistas não desenvolveu trabalhos na área de biologia e evolução?

a) Carlos Lineu
b) Gregor Mendel
c) Richard Dawkins
d) Jean-Baptiste de Lamarck
e) Edwin Hubble

8) Leia este trecho da entrevista de Salvador Nogueira com o chefe da Nasa, Charles Bolden, publicada no dia 6 de março:

Folha - O senhor sente saudades dos ônibus espaciais?

Bolden - Para ser honesto, sim e não. Sinto porque era um veículo em que tive a oportunidade de voar e era absolutamente incrível. Duvido que teremos algo tão bom: ele podia levar uma carga útil enorme ao espaço e transportar uma tripulação de sete pessoas.

O problema é que ele foi projetado para dar acesso à órbita terrestre baixa. Nós o usamos desse modo por 30 anos, mas não estávamos fazendo progressos em levar humanos além disso.

Qual dessas respostas está na órbita terrestre baixa?

a) Lua
b) Satélites de GPS
c) Estação Espacial Internacional
d) Aviões comerciais transcontinentais
e) Nenhuma das alternativas

9) (Fuvest 2014) Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:

I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.

II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

10) Qual das siglas está incorreta?

a) ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
b) Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
c) Cremesp - Comissão Regional de Medicina de São Paulo
d) SUS - Sistema Único de Saúde
e) Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz

11) O que é o LHC?

a) Experimento de física dedicado a criar buracos negros.
b) Experimento de física dedicado à energia nuclear.
c) Substância da maconha com efeitos alucinógenos.
d) Colisor de partículas localizado nos Estados Unidos.
e) Colisor de partículas localizado na Europa.

12) Um enxerto de pele quadrado que ia ser removido de um paciente teve os lados aumentados em 20%. Em quanto aumenta sua área?

a) 11%
b) 20%
c) 22%
d) 33%
e) 44%

13) Um gato e meio come um rato e meio em um minuto e meio. Quantos ratos um gato come por minuto?

a) 1
b) 1/3
c) 1/2
d) 2/3
e) 1/6

14) Uma vaca consegue produzir diariamente, por eructação, 200 g de metano. Sabendo que queimando 1 kg de metano é possível elevar a temperatura de um litro de água em 15ºC, quantas vacas são necessárias, para, em um dia, produzir metano o suficiente para aquecer um litro de água de 0 a 60ºC?

a) 15
b) 20
c) 25
d) 30
e) Nenhuma das alternativas

15) Leia este trecho de um texto escrito por Rafael Garcia em 11 de outubro de 2013:

NA ÚLTIMA terça-feira, enquanto quase toda a comunidade científica europeia estava conectada à internet esperando o resultado do Prêmio Nobel de Física de 2013, no momento exato do anúncio, o homem que mais tinha chance de ganhar a honraria havia saído numa caminhada para almoçar.

Peter Higgs, 84, retornava para sua casa em Edimburgo, na Escócia, quando encontrou uma antiga vizinha que o reconheceu e parou o carro ao seu lado. "Ela me disse parabéns 'pela notícia', e eu perguntei 'que notícia?'", disse hoje o cientista na primeira aparição pública após ter recebido o prêmio.

Em entrevista coletiva na Universidade de Edimburgo, Higgs disse que sentiu ao mesmo tempo "deleite" e "alívio" com o anúncio do prêmio, pois rumores de que ele poderia ganhá-lo já eram antigos. O "bóson de Higgs", a partícula que ele havia teorizado, era uma peça essencial do Modelo Padrão, a teoria vigente da física de partículas. "Por muitos anos, pareceu-me que a verificação experimental da teoria poderia não vir ainda em meu tempo de vida", contou.

Escolha a alternativa que trata de um tema da física teórica, ou seja, não experimental.

a) Arrefecimento a laser, ou seja, técnicas em que amostras atómicas ou moleculares são arrefecidas através da interação com um ou mais campos de luz laser.
b) Mecânica estatística, ou seja, o estudo matemático de sistemas com elevado número de entidades constituintes, como átomos, moléculas ou íons.
c) Espectroscopia, nome dado a toda técnica de levantamento de dados pela reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.
d) Rosetta, a sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA).
e) Bicep2, radiotelescópio projetado para detectar um tipo de radiação espacial.

16) O aleitamento materno traz os seguintes benefícios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, exceto:

a) Proteção contra doenças infecciosas, como diarreia e pneumonia;
b) Redução do risco de mãe e filho serem obesos;
c) Aumento da chance de a criança ter bom desempenho escolar
d) Redução do risco de a mãe ter câncer de útero
e) Redução do risco de a criança ter asma e diabetes tipo 2 no futuro.

17) Qual dessas afirmações abaixo sobre a vacina contra o HPV está incorreta? (ANULADA)

a) A vacina previne contra lesões e verrugas genitais.
b) A vacina previne contra o câncer de útero.
c) A vacina é aprovada para meninos de 9 a 26 anos.
d) A vacina é aprovada para mulheres de 9 a 45 anos.
e) A vacina está disponível no SUS para meninas de 9 a 13 anos.

Obs: A questão 17 foi anulada, porque não há como afirmar que qualquer das alternativas está incorreta. O alerta partiu do candidato Sandro Von Matter, a quem agradecemos.

18) Leia este trecho de um texto escrito por Helio Schwartsman em 3 de março de 2013:

Fazendo uma simplificação exagerada da história da filosofia, existem duas matrizes de sistemas éticos. A primeira, que se pode chamar de deontológica, têm como expoentes Platão (429-347 a.C.) e Immanuel Kant (1724-1804). Para os dois autores, são os princípios que importam. Valem incondicionalmente regras amparadas pela ideia de justiça, por Deus, pelo imperativo categórico ou por alguma outra entidade meio metafísica.

No outro extremo dos sistemas éticos está o consequencialismo, defendido por intelectuais como Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Em resumo, eles dizem que não existem princípios externos abstratos como a ideia de justiça que possam validar ou invalidar nossos atos. A única forma de julgá-los é por meio das consequências que acarretam.

Qual das alternativas apresenta uma atitude que não parte de uma noção ética consequencialista?

a) Fazer um terrorista capturado dar informações utilizando a força.
b) Determinar que uma grávida com gestação de risco faça uma cesariana.
c) Atirar em um sequestrador que mantém reféns.
d) Realizar jogos de futebol com torcida única.
e) Nenhuma das alternativas.

Para as perguntas 19, 20 e 21, leia abaixo este fragmento de um texto do professor de Harvard e neurocientista Steven Pinker.

In fact, much of the scientific literature has reported numerous statistical differences between men and women. As I noted in The Blank Slate, for instance, men are, on average, better at mental rotation and mathematical word problems; women are better at remembering locations and at mathematical calculation. Women match shapes more quickly, are better at reading faces, are better spellers, retrieve words more fluently, and have a better memory for verbal material. Men take greater risks and place a higher premium on status; women are more solicitous to their children.

Of course, just because men and women are different does not mean that the differences are triggered by genes. People develop their talents and personalities in response to their social milieu, which can change rapidly. So some of today's sex differences in cognition could be as culturally determined as sex differences in hair and clothing. But the belief, still popular among some academics (particularly outside the biological sciences), that children are born unisex and are molded into male and female roles by their parents and society is becoming less credible. Many sex differences are universal across cultures (the twentieth-century belief in sex-reversed tribes is as specious as the nineteenth-century belief in blood-deprived ovaries), and some are found in other primates. Men's and women's brains vary in numerous ways, including the receptors for sex hormones. Variations in these hormones, especially before birth, can exaggerate or minimize the typical male and female patterns in cognition and personality. Boys with defective genitals who are surgically feminized and raised as girls have been known to report feeling like they are trapped in the wrong body and to show characteristically male attitudes and interests. And a meta-analysis of 172 studies by psychologists Hugh Lytton and David Romney in 1991 found virtually no consistent difference in the way contemporary Americans socialize their sons and daughters. Regardless of whether it explains the gender disparity in science, the idea that some sex differences have biological roots cannot be dismissed as Neanderthal ignorance.

Since most sex differences are small and many favor women, they don't necessarily give an advantage to men in school or on the job. But Summers invoked yet another difference that may be more consequential. In many traits, men show greater variance than women, and are disproportionately found at both the low and high ends of the distribution. Boys are more likely to be learning disabled or retarded but also more likely to reach the top percentiles in assessments of mathematical ability, even though boys and girls are similar in the bulk of the bell curve. The pattern is readily explained by evolutionary biology. Since a male can have more offspring than a female–but also has a greater chance of being childless (the victims of other males who impregnate the available females)–natural selection favors a slightly more conservative and reliable baby-building process for females and a slightly more ambitious and error-prone process for males. That is because the advantage of an exceptional daughter (who still can have only as many children as a female can bear and nurse in a lifetime) would be canceled out by her unexceptional sisters, whereas an exceptional son who might sire several dozen grandchildren can more than make up for his dull childless brothers. One doesn't have to accept the evolutionary explanation to appreciate how greater male variability could explain, in part, why more men end up with extreme levels of achievement.

http://pinker.wjh.harvard.edu/articles/media/2005_02_14_newrepublic.html

19) Qual destes temas não é abordado no texto?

a) Seleção natural.
b) Comportamento neandertal.
b) Endocrinologia.
c) Distribuição estatística.
e) Neurociência.

20) Qual das alternativas não está de acordo com o texto de Steven Pinker?

a) Há mais homens com retardo mental do que mulheres.
b) Há mais homens com habilidades matemáticas excepcionais do que mulheres.
c) O papel da criação nas diferenças entre os sexos é superestimada.
d) O estudo do comportamento animal reforça a ideia de diferenças inatas entre os sexos.
e) Nenhuma das anteriores.

21) Pinker se refere à distribuição de determinadas características, como a habilidade com matemática, em uma determinada população. Qual tipo de gráfico é normalmente utilizado para apresentar tal distribuição?

a) Curva de Gauss
b) Curva de Pareto
c) Curva de Bernoulli
d) Curva de Weibull
e) Curva de Phillips

22) Leia este trecho de uma coluna de Marcelo Leite em 11 de janeiro:

Seus 50 e tantos milhões de votos lhe dão legitimidade para entregar a um(a) ex-maoísta que ainda acredita no materialismo dialético, mesmo que não no aquecimento global (a não ser como conspiração imperialista), uma pasta estratégica para curar o calcanhar de aquiles da economia brasileira (baixa produtividade).

Ele se refere à nomeação por Dilma Rousseff de que ministro(a) para qual ministério?

a) Aldo Rebelo, para o ministério da Ciência e Tecnologia
b) Clelio Campolina Diniz, para o ministério da Ciência e Tecnologia
c) Patrus Ananias, para o ministério do Desenvolvimento Agrário
d) Izabella Teixeira, para o ministério do Meio Ambiente
e) Pepe Vargas, para o ministério das Relações Institucionais

23) Leia este trecho adaptado de um texto escrito por Gabriel Alves e Gabriela Malta, em 1º de fevereiro:

A Nasa lançou o satélite Nustar, especializado em raios-X, em 2012. O Glast, de raios gama, é de 2008.

Analisando os diferentes espectros de radiação emitidos por tais objetos, eles ajudaram os cientistas a descobrir, por exemplo, que eles não são uma draga de energia. Na verdade, ejetam mais energia do que absorvem –estão, na verdade, consumindo sua massa.

Uma consequência é que tais objetos um dia se consomem por inteiro. O curioso é que nunca um deles acabou, pois ele levaria mais tempo transformar toda sua massa em radiação do que a idade do Universo –14 bilhões de anos!

A que objetos o texto se refere?

a) Supernovas
b) Buracos negros
c) Satélites naturais
d) Meteoritos
e) Cometas

24) Leia este trecho escrito por Marcelo Leite, em 15 de dezembro de 2014:

O maior avanço em Lima, contudo, se deu precisamente aí: agora, todas as nações ficam obrigadas a se comprometer. É verdade que sobreviveu o princípio das "responsabilidades comuns, mas diferenciadas", mas daqui em diante todos têm de comparecer, ainda que "à luz das diferentes circunstâncias nacionais".

Qual evento aconteceu em Lima?

a) Simpósio Mundial de Combate ao Desmatamento
b) Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU (COP10)
c) Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP20)
d) Convenção de Diversidade Biológica (CDB12)
e) Conferência Mundial de Preservação Biológica

25) Ao comprar um carro, no valor de R$ 40.000,00, o vendedor ofereceu um desconto ao comprador de 25%. Mais tarde, ao revender o carro, o comprador deu um desconto de 10% em relação ao preço que havia pago na concessionária. Em comparação ao preço original do automóvel, qual foi o percentual total de desconto na revenda?

a) 35%
b) 43,5%
c) 32,5%
d) 45%
e) 40%

Atualizado em 23/04: Correção da resposta da questão 17 da prova de Ciência e Saúde, inicialmente marcada como letra C.


Endereço da página:

Links no texto: