Folha de S. Paulo


Saiba como se distribui a audiência do site da Folha

A audiência do site da Folha se concentra em poucos textos. Em dezembro passado, 63% da audiência vieram de apenas 7% dos textos publicados. Metade do que foi produzido obteve menos de 2.200 visitas. Esses números incluem apenas as editorias diárias, mas foram contabilizadas as chamadas dos blogs no índice das editorias.

Os dados fazem parte de um relatório elaborado por Marcelo Soares e André Monteiro, da editoria de Audiência e Dados.

A editoria campeã de audiência foi "Poder". Metade do conteúdo recebeu mais de 6.900 visitas. Dos 310 textos de todo o site que tiveram mais de 50 mil visitas, metade é de "Poder".

"Cotidiano" também apresenta bons resultados. Metade do conteúdo recebeu mais de 4.248 visitas.

Para a média da Folha, um texto com boa audiência deve ter entre 2.000 e 10 mil visitas.

Audiência

"Mercado", por sua vez, teve a reportagem mais lida da história do site. A notícia de que o WhatsApp seria tirado do ar teve 5,8 milhões de acessos em dez dias, sendo 80% deles via celular.

Estima-se que boa parte dos leitores tenham vindo do próprio WhatsApp. Ainda é difícil medir ao certo o número de usuários vindos de alguns aplicativos, o que faz com que sejam reunidos em um grupo chamado "dark social".

MOBILE

A categoria mobile engloba celulares e tablets e outros dispositivos mais curiosos, como e-readers, videogames e media players. Nos tablets, a audiência gira em torno de 5% a 7%, ao passo que nos outros gadgets não costuma ultrapassar 1%.

O celular é o campeão de leitura entre os móveis, mas seu uso varia, sendo mais frequente nos fins de semana. Em janeiro deste ano, quando havia muitas pessoas de férias, 48% da audiência veio dos smartphones. Na média geral, o acesso mobile representa 43% das visitas.

O acesso também varia conforme as editorias. "Mercado" tem mais acessos via desktop, e o F5 tem mais leitores de plataformas móveis. A maioria dos leitores que acessam o site a partir de links compartilhados no Facebook também o faz via mobile.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

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