Folha de S. Paulo


Prova on-line para o 2º Programa de Treinamento em Ciência e Saúde fica disponível até domingo

Os candidatos que se inscreveram para participar do processo seletivo do 2º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde devem fazer a prova on-line entre a 0h01 desta sexta-feira, dia 11 de abril, e as 23h59 de domingo, dia 13. O horário considerado é o de Brasília.

A duração da prova é de cinco horas. Após esse período, ela será fechada automaticamente. São 20 testes de cultura geral, 20 de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de inglês, dez de acompanhamento do noticiário e questões dissertativas relacionadas ao jornalismo de ciência e saúde. A prova deve ser acessada por meio do endereço provaonline.folha.com.br. Só quem se inscreveu até o último dia 8 poderá fazer o teste.

Como a prova é longa e não poderá ser interrompida, a recomendação é que o candidato leia todas as questões e já vá respondendo àquelas em que tem certeza da resposta.

A prova on-line é a primeira etapa do processo de seleção. Ela procura medir características fundamentais para jornalistas: extensão dos conhecimentos, acompanhamento crítico do noticiário, familiaridade com matemática e língua inglesa. Também é objetivo da prova verificar o desempenho numa situação de tempo limitado.

Os 30 participantes mais bem colocados na primeira fase, que terão os nomes divulgados no dia 23, serão convocados a participar de um ciclo de palestras, com duração de dois dias, na sede da Folha. Esta etapa é parte da seleção, e no mesmo dia serão feitas atividades e entrevistas individuais para escolher os seis participantes que irão fazer o treinamento, que não é remunerado.

O curso, patrocinado pela Pfizer, dura quatro semanas e acontece de 2 a 27 de junho.


Endereço da página: