Folha de S. Paulo


175 equipes disputam campeonatos femininos

Uma pesquisa de doutorado realizada na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) mostra que o Brasil tinha 175 clubes femininos disputando campeonatos estaduais entre 2011 e 2012.

De acordo com o mapeamento, São Paulo tem a maior competição, com 18 clubes, seguido de Alagoas, com dez, e Pará e Pernambuco, com nove cada um. Rondônia e Sergipe são os que menos possuem times. Apenas como comparação, somente a Federação Paulista de Futebol tem 138 times masculinos filiados.

O professor de educação física Osmar Moreira de Souza Júnior constatou que alguns dos campeonatos estaduais tinham apenas o intuito de escolher o representante dos Estados na Copa do Brasil. Isso ocorre, de acordo com a pesquisa, em Mato Grosso do Sul, Sergipe, Piauí, Tocantins, Rondônia e Acre.

"A impressão que é passada é que a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] e suas afiliadas mantêm uma estrutura mínima funcionando, apenas para 'prestar contas' para a Fifa em relação ao desenvolvimento do futebol feminino", escreve ele na tese.

A CBF não quis informar os números relativos ao futebol feminino no Brasil.

*

Este texto faz parte do especial "Brasil - Terra do Futebol", projeto final da 55ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, que tem patrocínio da Odebrecht, da Philip Morris e da Ambev


Endereço da página: