Folha de S. Paulo


Prova on-line para treinamento em jornalismo de ciência e saúde começa amanhã

A prova on-line que faz parte da seleção para o Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde deverá ser feita da 0h01 desta sexta-feira, dia 17 de maio, até as 23h59 de domingo, dia 19. O horário considerado é o de Brasília.

A prova, composta de testes e questões dissertativas, deve ser acessada por meio do link .A duração da prova é de cinco horas _o teste será automaticamente fechado após esse prazo.

A prova só estará acessível aos candidatos que fizeram a inscrição no prazo, que terminou no último dia 3.

Uma vez iniciada a prova, ela não poderá ser interrompida. Quem optar por fazer a prova no domingo terá de começá-la com cinco horas de antecedência em relação ao prazo final.

Dê preferência para o Internet Explorer, Firefox ou Safari.

A Folha não se responsabiliza por problemas como queda de energia ou de conexão. Não haverá devolução do tempo de prova.

A prova procura medir características fundamentais para jornalistas: extensão dos conhecimentos, acompanhamento crítico do noticiário, familiaridade com matemática e língua inglesa.

Também tem como objetivo verificar o desempenho numa situação de tempo limitado.

A prova on-line é composta por 20 testes de cultura geral, 20 de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de inglês, dez de acompanhamento do noticiário e cinco questões dissertativas relacionadas ao jornalismo de ciência e saúde.

A prova on-line é a primeira etapa do processo de seleção para o Primeiro Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde, que tem patrocíno da Pfizer.

Durante o programa, além de exercícios diários de reportagem e redação jornalística, serão abordadas questões como processo de construção do conhecimento científico, como ler e interpretar um "paper" e noções de estatística médica.

Também serão discutidos temas como células-tronco e medicina personalizada.

Na Redação, os trainees acompanharão a rotina de "Ciência+Saúde" e participarão de fechamentos e reportagens, tanto para o impresso quanto para o on-line.

Os 30 candidatos mais bem classificados irão participar de dois dias de palestras com profissionais da Folha e convidados das áreas de ciência e saúde.

Haverá também entrevistas individuais com os candidatos. Serão seis selecionados.

As inscrições para o programa, que acontece a partir de 1º de julho e dura quatro semanas, devem ser feitas pelo site.

OUTRO PROGRAMA

O jornal também mantém um Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha, com duração de 16 semanas e patrocínio de Ambev, Philip Morris Brasil e Odebrecht.
Atualmente, 12 trainees participam da 55ª turma do programa, que tem atividades até o final de junho.


Endereço da página:

Links no texto: