Folha de S. Paulo


Folha faz debate sobre funções 'invisíveis' no trabalho jornalístico

A Folha promove hoje, às 19h, o debate "Os invisíveis no trabalho jornalístico", com participação de Sylvia Moretzsohn, jornalista e professora da UFF (Universidade Federal Fluminense).

O evento acontecerá no auditório do jornal (alameda Barão de Limeira, 425, região central de São Paulo). Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/xx/11/ 3224-3473 (das 14h às 19h). É preciso informar nome completo, RG e telefone.

Sylvia Moretzsohn é carioca, se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez doutorado na mesma instituição. Atualmente, é professora da Universidade Federal Fluminense, onde cursou o mestrado, no Instituto de Arte e Comunicação Social.

Ela lançará o livro "Repórter no Volante - O Papel dos Motoristas de Jornal na Produção da Notícia" (Publifolha, 184 págs., R$ 24,90), que ganhou o prêmio Folha Memória de 2011, organizado pela Folha em parceria com a Pfizer.

Em sua pesquisa, Sylvia analisou a relação entre repórteres de texto e repórteres fotográficos com os motoristas do jornal na apuração e mesmo na sugestão de pautas para reportagem.

Geralmente de origem pobre, conhecedores de todos os cantos da cidade e muito hábeis ao volante, esses funcionários não apenas colaboravam para que a equipe de reportagem chegasse mais rápido a seu destino como contribuíam no contato com fontes de difícil acesso para estranhos e, pelo próprio convívio com os jornalistas, faziam brotar ideias para novas matérias.

A pesquisa de Sylvia mostrou a importância desse trabalho coletivo, através de entrevistas com motoristas e repórteres que atuaram em grandes jornais do Rio de Janeiro entre as décadas de 60 e 90 do século passado.


Endereço da página: