Folha de S. Paulo


25/10/2011 - 23h00

História

Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?
Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando, desde 1991, o mais importante levantamento de marca do país. Os dados fornecem um panorama da evolução das "brands" que circulam no mercado e ganha relevância no meio empresarial e de comunicação.

A pesquisa Folha Top of Mind foi a primeira do gênero a ser realizada com abrangência nacional e a tornar públicos os seus resultados. Antes, essas informações ficavam restritas às empresas que encomendavam esse tipo de estudo. Ser conhecida é a primeira condição para o sucesso da marca e saber o quanto ela é lembrada é informação que vale ouro. Isso serve como base para as "ações de branding", como são chamadas as estratégias de defesa do patrimônio da marca no jargão publicitário.

METODOLOGIA 2011

A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados. A amostra total é de 5.209 brasileiros. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O resultado da pesquisa possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal) e lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos).

CATEGORIAS

No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 40 categorias e 5 categorias especiais, totalizando 45. Para 2011, elas são:

1. Adoçante 21. Maionese
2. Aparelho de Telefone Celular 22. Margarina
3. Aparelho de Barbear 23. Notebook
4. Aparelho de TV 24. Operadoras de Celular
5. Aspirador de Pó 25. Operadoras de Internet Banda Larga
6. Agência de viagem 26. Pasta de Dente
7. Banco 27. Pilha
8. Biscoito 28. Plano de saúde
9. Carro 29. Pneu
10. Cartão de crédito 30. Poupança
11. Cerveja 31. Protetor Solar
12. Chocolate 32. Refrigerante
13. Combustível 33. Sabão em pó
14. Desodorante 34. Sabonete
15. Fogão 35. Seguro
16. Fralda Descartável 36. Shampoo
17. Geladeira 37. Sorvete
18. Lavadora de Roupa 38. Supermercado
19. Leite 39. Tinta de cabelo
20. Loja de Móveis e Eletrodomésticos 40. Tinta de Parede

TOPS ESPECIAIS

Top do Top A marca mais lembrada pelo consumidor, independentemente da categoria.

Top Performance A marca que mais se destacou em relação ao último ano.

Top Meio Ambiente Marca mais lembrada por sua atuação na preservação do meio ambiente.

Top Feminino A marca mais lembrada pelas mulheres.

Top Masculino A marca mais lembrada pelos homens.

VEJA EDIÇÕES ANTERIORES DA FOLHA TOP OF MIND

2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002


Endereço da página:

Links no texto: