Folha de S. Paulo


Publicitários revelam fontes de inspiração inusitadas para criação

De pé, terno e cabelos impecavelmente alinhados, Don Draper mira, com cigarro sem filtro aceso entre os dedos, a clientela embriagada diante de sua oratória.

O monólogo rapidamente progride para um espetáculo, no qual o publicitário, interpretado pelo ator bonitão Jon Hamm, é o protagonista, cercado por uma plateia atenta, composta tembém da rapaziada de sua equipe de criação.

Sujeito mulherengo, daqueles que tomam uísque caubói no café da manhã e praticamente emenda um cigarro na guimba do outro, o personagem da premiada série de TV "Mad Men" parece buscar inspiração entre uma tragada e outra: seja ela de tabaco, seja ela de álcool. Num mundo real, o cotidiano das agências de publicidade é bem mais, digamos, sóbrio, sem o fumacê daquela Manhattan ficcional ambientada nos anos 1960.

Na pauta da criação, influenciada pelas mais variadas mídias, incluindo, é claro, as redes sociais, o que ajuda a fazer a cabeça dos publicitários por essas bandas abaixo do Equador?

De onde surgem as ideias que dão cara, corpo e alma à tão prestigiada e aclamada propaganda brasileira?

Cinco publicitários veteranos aceitaram o convite para apresentar as mais variadas fontes de inspiração, que os ajudam a construir a imagem das marcas mais lembradas em todo o Brasil nesta 24ª edição da revista Folha Top of Mind.

SAIBA DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO DE:

Marco Versolato
Sergio Gordilho
João Livi
Guga Ketzer
Hugo Rodrigues


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