"Caloura" na pesquisa Datafolha, mas com uma história de 103 anos, a Tramontina conseguiu em dois anos atingir a melhor evolução como marca neste ano.
Graças aos talheres, um de seus 18 mil produtos, a marca gaúcha subiu de 49% para 58%, segundo o Datafolha. A empresa reconhece que as 48 linhas de talheres (de modelos mais econômicos até produtos com detalhes em ouro, prata e cristais) são seu carro-chefe, e as vendas, de 2013 para cá, aumentaram 18%.
A Tramontina é líder isolada do segmento talheres. Contudo, a empresa trabalha com uma ação de marketing para associar o nome a outros produtos que fabrica, como móveis em madeira e plástico, utensílios domésticos, ferramentas e até cortadores de grama.
Para isso, firmou parceria com o programa "Caldeirão do Huck" (Globo), para mostrar que a empresa mantém 12 diferentes segmentos na praça.
Nascida em Carlos Barbosa, cidade de 25.000 habitantes, vizinha de Farroupilha, na serra Gaúcha, a Tramontina é a mais citada em sua terra natal, a região Sul, com 66% das menções.
A marca, que no ano passado alcançou um faturamento de R$ 3,4 bilhões e espera crescer neste ano mais 17%, chega a atingir 69% dos entrevistados entre os que têm de 35 a 44 anos, 74% entre os mais escolarizados, mesma taxa obtida entre os mais ricos.
"À medida que investe em tecnologia e inovação, a marca apresenta novos produtos e ações de marketing. Acaba gerando mais visibilidade e opções de compra", diz o presidente da empresa, Clovis Tramontina.
Pela primeira vez, a empresa centenária com dez fábricas e que exporta para 120 países apresentou uma campanha mundial alinhada com seu conceito no Brasil.
Segundo o presidente, a campanha "A Evolução do Churrasco", também colaborou para as respostas dos entrevistados.
Criadas em 2014, pela JWT Brasil, as peças mostram a linha evolutiva dos produtos desenvolvidos pela marca para a ocasião.
O filme conta a história do churrasco dos tempos das cavernas até se tornar parte da culinária mundial.
VEJA A PROPAGANDA DA TRAMONTINA SOBRE CHURRASCO: