Folha de S. Paulo


Venda aquecida pela Copa impulsiona marcas de eletroeletrônicos

Num ano em que as vendas de televisores dispararam por causa da Copa, Samsung e LG repetiram a dobradinha de 2013 e voltaram a dividir a liderança como as marcas de TV mais lembradas no Brasil.

Ambas cresceram quatro pontos percentuais: Samsung subiu de 19% para 23% e LG passou de 17% para 21%. Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, houve empate técnico, que se manteve no critério "awareness", com 44% e 41%, respectivamente.

Philips manteve os 13% obtidos em 2013. Semp Toshiba oscilou dois pontos e ficou com 11%, seguindo a tendência de queda dos últimos anos. Sony, CCE e Philco foram citadas por 6% cada uma e Panasonic, por 3%.

Com a realização do mundial de futebol no Brasil, os fabricantes apostavam em uma elevação nas vendas. E isso de fato aconteceu. A partir da segunda quinzena de maio, houve um crescimento semanal de 60% na venda de televisores em relação a igual período do ano passado, segundo dados da consultoria GfK.

Lourival Kiçula, presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) divulgou recorde de aquecimento do setor.

"As vendas de tevês cresceram 16% e, até o fim do ano, devem superar 15 milhões de unidades."

Arte

Tony Firjan, "head" da divisão de áudio e vídeo da Samsung Brasil, aponta que, desde 2013, a companhia teve um planejamento focado no crescimento, em função da Copa.

"Neste ano, lançamos novos recursos para a função futebol, o painel futebol e a primeira TV UHD curva do mercado", diz. Essas funções especiais que Firjan cita realçam detalhes das partidas, com cores mais vivas e melhorias no áudio, e permitem que o telespectador veja replays.

Segundo a Samsung, atualmente os consumidores brasileiros valorizam três aspectos num televisor: tamanho da tela, design e capacidade de conectar o aparelho à internet.

"Nosso portfólio atende a essas características. Oferecemos produtos para diferentes perfis de consumidores e temos mais de um produto campeão de venda", afirma o executivo.

TABLETS

Pela primeira vez, a pesquisa Folha Top Of Mind contemplou a categoria tablet, um mercado que tinha expectativa de crescimento de 20% em 2014. Mas, com o foco do varejo na venda de TVs, o desempenho do aparelho foi afetado, reduzindo o crescimento de venda, de acordo com levantamento da consultoria IDC Brasil.

Só no segundo trimestre, foram comercializados 1,94 milhão de unidades, apenas 1% a mais do que o mesmo período de 2013.

Já considerando os números do primeiro semestre, as vendas totais foram de 4,2 milhões, 21% a mais do que no ano passado.

"A expectativa é que o dispositivo recupere o ritmo de vendas no segundo semestre, chegando a 10 milhões de unidades até o fim do ano, com um crescimento de 19%", prevê Pedro Hagge, analista da IDC.

Nessa categoria, a Samsung também conquistou a liderança como a primeira marca que vem à cabeça de um terço (33%) dos entrevistados. O índice é quase cinco vezes maior do que o da concorrente Apple, 7%.

A Samsung destaca-se entre os jovens (16 a 24 anos), com 50% das menções. Foi a mais citada também entre os entrevistados com ensino médio 43% e entre os mais ricos, 45%.

"A Samsung possui em sua estratégia oferecer para cada tipo de consumidor produtos com inovação em design e tecnologia, aliados à experiência de usabilidade de tablets, além de confiabilidade com assistência técnica em todo o território nacional", diz Roberto Soboll, diretor de produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

GELADEIRA

Nem os refrigeradores escaparam do clima de Copa do Mundo neste ano.

O principal lançamento da Consul foi a Cervejeira Mais, geladeira com controle de temperatura eletrônico que promete deixar até 75 latas na temperatura ideal.

"No ano passado, em visita às casas de mais de 50 consumidores, observamos o 'malabarismo' que as pessoas faziam para gelar cerveja para churrascos e almoços de família", afirma Nathalie Tessier, vice-presidente de marketing da Whirlpool Latin America, dona da Consul, Brastemp e KitchenAid.

"A bebida ia e voltava para o freezer e a geladeira diversas vezes até atingir boa temperatura para consumo", diz a executiva.

A marca foi novamente a mais lembrada pelos entrevistados, com 36%. O índice é o mesmo de 2013, e a liderança, invicta desde 1992, ano de estreia da categoria.

O melhor resultado foi na região Nordeste, com 48%, e entre os entrevistados que têm entre 45 e 59 anos (43%) e pertencentes às classes D/E (49%).

"A Consul está presente em mais de metade dos lares brasileiros e é reconhecida por oferecer eletrodomésticos que integram modernidade e facilidade", afirma Nathalie Tessier.

A Brastemp vem em seguida, citada por 29% (mesmo percentual de 2013 e 2012) e a Electrolux manteve os 16% dos dois anos anteriores. Enquanto Brastemp foi a mais citada pelos moradores do Sudeste (36%) e com ensino superior (46%), Electrolux foi mais lembrada no Centro-Oeste (24%) e pelos entrevistados com ensino médio (19%).

VEJA A PROPAGANDA DA BRASTEMP:

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LAVA-ROUPAS

Pelo oitavo ano consecutivo, a Brastemp venceu na categoria Máquina de Lavar Roupas. A marca passou de 37% em 2013 para 38%.

A Consul perdeu um ponto em relação ao ano passado, caindo de 18% para 17%, e a Electrolux foi de 13% para 12% na categoria.

Outra empresa que apareceu entre as mais citadas foi a Arno, com um índice de 3% -menos da metade do percentual que foi conquistado em 2012, 11%.

A queda é observada em 2013, quando chegou a 5%.

"A Brastemp é uma das marcas mais lembradas e queridas do Brasil e reconhecida pelo expertise em criar produtos que apresentem aos consumidores uma nova forma de cuidar da casa", diz Nathalie Tessier, vice-presidente de marketing.

A empresa comemora 60 anos em 2014 e tem um dos slogans mais marcantes da publicidade brasileira: "Não é assim uma Brastemp". Criada pela agência Talent, a campanha intitulada "Não tem comparação" foi lançada nos anos 1990 e veiculada até 2003, trocando os personagens.

FOGÃO

É da Brastemp também a primeira colocação na categoria Fogão, tendo sido lembrada por 23% dos brasileiros consultados.

Este é o segundo ano que a marca supera a Dako (18%), pertencente à mexicana Mabe. No critério "awareness", a diferença entre as duas é ainda maior, quase dez pontos: Brastemp atinge 35% e Consul, 26%.

Nesta edição da Top of Mind, a grife de aparelhos domésticos foi a mais citada principalmente pelos brasileiros da região Sudeste (30%), com nível superior (36%) e com renda acima de dez salários mínimos (46%).

No ano passado, a Brastemp lançou o primeiro fogão que se conecta com smartphones disponíveis no mercado, permitindo que o consumidor transfira mais de cem receitas para o eletrodoméstico via wi-fi.

Em algumas delas, só é preciso colocar o prato no forno e ligar. O fogão faz tudo sozinho: pré-aquece, assa, gratina, mantém aquecido e até desliga.


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