Folha de S. Paulo


História do prêmio

"Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando, desde 1991, o mais importante levantamento de marca do país. Os dados fornecem um panorama da evolução das "brands" que circulam no mercado e ganha relevância no meio empresarial e de comunicação.

A pesquisa Folha Top of Mind foi a primeira do gênero a ser realizada com abrangência nacional e a tornar públicos os seus resultados. Antes, essas informações ficavam restritas às empresas que encomendavam esse tipo de estudo.

Ser conhecida é a primeira condição para o sucesso da marca e saber o quanto ela é lembrada é informação que vale ouro. Isso serve como base para as "ações de branding", como são chamadas as estratégias de defesa do patrimônio da marca no jargão publicitário.

METODOLOGIA 2012

A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados.

A amostra total foi de 5.293 entrevistados. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem feitos cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O resultado da pesquisa possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal) e lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos).

CATEGORIAS

Neste ano, a pesquisa incluiu nove novas categorias. No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 43 categorias e 7 categorias especiais.

Para 2012, elas são:

TOP ESPECIAIS

Top do Top As marcas mais lembradas pelo consumidor, independentemente da categoria.

Top Performance As marcas que mais se destacaram em relação ao último ano.

Top Meio Ambiente As marcas mais lembradas por sua atuação na preservação do meio ambiente.

Top Copa do Mundo As marcas mais lembradas quando se fala em Copa do Mundo

Top Olimpíada As marcas mais lembradas quando se fala na competição

Top Feminino As marcas mais lembradas pelas mulheres.

Top Masculino As marcas mais lembradas pelos homens.

TOP CATEGORIAS

Carro
Combustível
Pneu
Fogão
Máquina de lavar
Geladeira
Notebook
Aparelho de TV
Ventilador
Supermercado
Lojas de Móveis e Eletroeletrônicos
Tinta de Parede
Sabão em pó
Top Alimentação
Leite
Sorvete
Chocolate
Adoçante
Maionese
Margarina
Smartphone
Banda larga
Operadora de celular
TV por assinatura
Agência de viagens
Top Higiene
Antisséptico bucal
Pasta de dente
Aparelho de barbear
Protetor bolar
Fralda
Tintura de cabelo
Sabonete
Xampu
Desodorante
Finanças
Banco
Cartão de crédito
Plano de saúde
Seguro
Poupança
Refrigerante
Cerveja

VEJA EDIÇÕES ANTERIORES DA FOLHA TOP OF MIND

2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002


Endereço da página:

Links no texto: