Folha de S. Paulo


Marcas da P&G e da Unilever se destacam entre as mulheres

As marcas vencedoras entre as mulheres revelam duas preocupações do mundo feminino: os filhos e a vaidade –representada pelo cuidado com os cabelos.

A fralda Pampers ficou em primeiro lugar na categoria, repetindo o resultado do ano passado. A marca da P&G foi uma das primeiras a fabricar o produto, nos anos 1950, e a trocar os alfinetes pelas fitas adesivas, em 1970.

Editoria de Arte/Folhapress

"Hoje, Pampers ganha ao trazer informação além do apelo emocional", diz a professora de gestão estratégica de mercados da ESPM, Selma Felerico.

O casamento da informação com a qualidade é uma das apostas da marca. "Com o aumento da renda, as pessoas não só estão passando a adquirir a fralda descartável, elas também buscam a melhor qualidade", afirma Thiago Icassati, gerente de marketing da Pampers.

Os outros destaques foram conquistados por duas marcas de produtos para os cabelos: a linha Seda, de xampus e afins, segunda colocada, e a tintura Koleston, que conquistou a terceira posição neste ano.

O Top Feminino é determinado pela comparação do percentual obtido pelas marcas entre as mulheres com o percentual em todo o Brasil. Ganham as que têm maior diferença.

O gerente de marketing da Seda, Diego Guareschi, diz que as diferenças de gênero quando o assunto é cabelo são imensas. "O homem quer apenas o cabelo limpo e pronto. Já a mulher quer deixá-lo arrumado, hidratado e com brilho."

Não bastasse isso, elas ainda utilizam produtos especiais para cabelos tingidos ou alisados.

Divulgação
Campanha da tintura Koleston que transformou a apresentadora Xuxa em morena ganhou a mídia neste ano
Campanha da tintura Koleston que transformou a apresentadora Xuxa em morena ganhou a mídia neste ano

Segundo a coordenadora acadêmica da área de marketing da ESPM, Daniela Khauaja, embora haja muitas novidades na área de xampus, "as marcas mais lembradas continuam sendo as que estão no nosso imaginário de muito tempo atrás".

Em agosto, a Koleston conseguiu grande destaque ao apresentar Xuxa de cabelos castanhos -tingidos com a nuance 30 da cartela de cores.

Segundo a diretora de marketing Juliana Azevedo, da P&G, a ação gerou impacto antes mesmo de o comercial entrar no ar.

Só o vídeo do "making of" teve mais de 10 milhões de visualizações no YouTube até o início de outubro.

Xuxa ganhou R$ 2 milhões pela transformação, dinheiro que ela disse que repassaria para sua fundação.

Ilustração Fernando Volken Togni

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