Folha de S. Paulo


Natura e Ypê dividem liderança entre empresas com engajamento ambiental

Pelo terceiro ano consecutivo, Natura e Ypê dividem a primeira colocação como as mais lembradas quando o assunto é meio ambiente, com 6% das citações cada uma. Ibama (3%), Greenpeace (2%) e Petrobras (2%) são os nomes que aparecem na sequência.

Estampada no uniforme da seleção, Nike é a mais lembrada
Nike e Olympikus dividem a medalha

Editoria de Arte/Folhapress

"Esse reconhecimento é resultado de um profundo trabalho em qualidade, inovação e no compromisso com o desenvolvimento sustentável", resume o vice-presidente executivo da Natura, José Vicente Marino.

Em 2011, a empresa lançou uma nova marca, a VôVó, e ampliou em 24% seus investimentos em mídia, especialmente em TV por assinatura, internet e redes sociais.

Outro destaque foi a promoção da linha Natura Plant, para cabelos. Clientes homens que compraram ingressos para o cinema pela internet foram convidados a gravar um vídeo homenageando uma mulher especial. Os melhores foram exibidos nos cinemas de São Paulo com direito a filmagem da reação das homenageadas em plena sessão.

A Ypê, fundada na década de 1950 pelo empresário Waldyr Beira, estreou na mídia de massa em 2002. Mas foi só em 2007 que o conceito de sustentabilidade foi somado à qualidade dos produtos. Nos comerciais, as embalagens da Ypê se transformavam em mudas de árvores, anunciando a parceria com a SOS Mata Atlântica.

Amparada no crescimento da classe C, maior mercado da Química Amparo, dona da Ypê, a marca alcançou em 2009 a liderança em produtos de limpeza no Brasil, segundo dados da consultoria Nielsen.

Hoje, de acordo com José Geraldini, gerente de marcas e comunicação da Ypê, a empresa concentra mais de 50% do mercado de detergente para louça, 40% das vendas de sabão em barras e 20% das de amaciante.

Menor emissão de CO2 nas fábricas, tratamento de efluentes, embalagens menos poluentes e sabão livre de fosfato reforçam a natureza ambientalmente correta da companhia.

"Trabalhamos para entregar ao consumidor o custo-benefício dentro do princípio de respeito ao meio ambiente", diz o vice-presidente da Química Amparo, Waldir Beira Júnior.

"A estratégia de promoção da Ypê é educar o consumidor", diz Priscila Claro, professora de estratégia em sustentabilidade do Insper (antigo Ibmec-SP). "Na Ypê, a divulgação da sustentabilidade é concentrada em uma marca, enquanto na Natura é trabalhada em várias linhas de produtos, como um conceito de toda a empresa."

Ilustração Fernando Volken Togni

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