Folha de S. Paulo


Conheça como é feita a pesquisa Datafolha

"Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Repetida pelos pesquisadores do Datafolha em todas as regiões do país, a pergunta é a base para a descoberta das marcas mais lembradas pelos brasileiros há 22 anos.

Apesar de a meta ser a mesma desde 1991, voltar às primeiras pesquisas Folha Top of Mind é observar como o país mudou.

À época, as extintas Varig e Vasp disputavam ponto a ponto o primeiro lugar na categoria companhia aérea. Monza era um dos carros mais lembrados e nomes que hoje estão entre os líderes, como Nike, tinham pouco espaço em um Brasil ainda fechado para produtos importados.

As categorias pesquisadas também se adaptaram às demandas de consumo.

Nesta edição, nove delas aparecem pela primeira vez na lista, formada por 43 categorias de produtos e serviços mais sete categorias especiais.

No total, 5.293 pessoas foram entrevistadas, divididas em duas amostras.

Como submeter o entrevistado ao questionário completo seria muito cansativo, cada grupo responde a 50% dele. Somente a categoria Top do Top, que mede a lembrança de marca sem subdivisões, é verificada nas duas amostras.

Daí para frente, a mesma questão é adaptada conforme a categoria. "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em... Banco? Desodorante? Carro?"

As respostas são livres e espontâneas. Os resultados você confere a seguir.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: