Folha de S. Paulo


Top perfomance: Pampers tem maior crescimento em relação a 2010

Diogo Kalil/Folhapress
Ilustração para top perfomance do top of mind 2011

Um ano depois de ser criada a categoria fralda descartável pela Folha Top of Mind, a Pampers atingiu a melhor performance entre todas as 42 categorias pesquisadas pelo Datafolha.

Acesse a página especial da Folha Top of Mind
Veja a galeria de fotos da Pampers
WMcCann é a agência do publicitário Washington Olivetto; assista ao vídeo
Top feminino: Pampers, Dove e Koleston são as mais citadas

Investimentos em novas tecnologias, produtos para atender às classes de maior e de menor poder aquisitivos e em novos canais de comunicação contribuíram para a marca ganhar força, avalia Thiago Icassati, diretor de marketing da Pampers.

A promoção "Avião do Faustão", para reforçar a marca corporativa P&G, foi um dos carros-chefes. Além de realizar a campanha que distribuiu aviões lotados em prêmios em seu programa, o apresentador Fausto Silva é o protagonista de comerciais que destacam inovação e qualidade dos produtos da multinacional.

A empresa também fez merchandising em novela. Em horário nobre da TV Globo, a personagem Carol (Camila Pitanga) de "Insensato Coração" comentou como o filho tinha conseguido dormir tranquilo graças à fralda que o deixou sequinho a noite toda. Ela falava com as mãos sobre o produto.

A companhia promoveu chás de bebê com celebridades e montou estandes interativos em shoppings e supermercados. Em junho, montou uma loja-conceito no shopping Market Plaza, em Campos do Jordão (SP) e, em agosto, realizou atividades para mães e crianças em lojas da rede Extra.

A P&G ainda reforçou investimentos em mídias sociais. No Facebook, promoveu concurso para o Dia das Mães, que fez com que a base de fãs crescesse de 1.000 para 35 mil em 15 dias, segundo a empresa. Para participar, deveriam "curtir" a "fan page", preencher um formulário e enviar uma foto do bebê. Foram recebidas mais de 5.000 imagens. As dez melhores ganharam um kit com produtos. O primeiro lugar teve a foto do filho estampada no perfil da marca.

No Twitter, a P&G realizou o concurso cultural "Arraial Pampers", no qual os participantes enviaram fotos dos bebês caracterizados para as festas juninas. As dez crianças escolhidas ganharam produtos da marca.

A P&G contratou em fevereiro uma gestora de informações digitais, que se dedica de maneira exclusiva aos canais na internet. Para manter contatos com os pais, possui ainda o Instituto Pampers, que oferece informação e ajuda de profissionais em saúde infantil pela internet.

Há, por exemplo, dicas para futuras mamães e para as novatas, que vão desde a preparação de chás de bebê, ida para a maternidade e primeiros passinhos da criança.
A fralda Pampers é vendida em mais de 80 países. É líder de vendas em cerca de 50 deles. No Brasil, a marca, que chegou há 20 anos, tinha 29,6% de participação de mercado em junho, segundo a Nielsen.


Endereço da página:

Links no texto: