Folha de S. Paulo


Entenda como é feita a pesquisa Top of Mind, que completa 21 anos

Há exatos 21 anos, o Datafolha sai às ruas de todo o país com uma ideia fixa na cabeça: descobrir quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros.

Pesquisa

Neste ano, não foi diferente. Entre os dias 2 e 5 de agosto, 189 pesquisadores percorreram o país de Norte a Sul para entrevistar a população a partir de 16 anos de idade.

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Só para ter uma ideia da maratona, eles percorrem lugares tão distantes como Monte Alegre (PA).

Para chegar até lá, tiveram que encarar uma hora e meia de avião de Belém a Santarém, num voo de madrugada, a tempo de pegar o barco, que só sai uma vez por dia e demora três horas para aportar no município.

O Datafolha esteve em 162 municípios distribuídos por todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. A pergunta é: "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?"

Questões específicas como "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em aparelho de celular?", por exemplo, são usadas para as 45 categorias de produtos, serviços e especiais. As respostas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados.

A pesquisa Folha Top of Mind, realizada pela gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha, foi dividida em amostras distintas, uma composta por 2.603 entrevistas (amostra A) e outra com 2.606 entrevistas (amostra B), sendo que a lembrança geral das marcas foi incluída nas amostras A e B.

Em caso de empate, são usados os resultados da segunda pergunta em cada categoria: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de aparelho de celular [por exemplo] você se lembra?" A questão mede o "awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica as marcas conhecidas pelos entrevistados. É usada em casos de empate.

A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 dos resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Para saber mais, acesse o Datafolha

Thiago Lyra/Folhapress
Ilustração de como é feita a pesquisa Datafolha Top of Mind 2011
Thiago Lyra/Folhapress
Ilustração de como é feita a pesquisa Datafolha Top of Mind 2011
Thiago Lyra/Folhapress
Ilustração de como é feita a pesquisa Datafolha Top of Mind 2011

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