Folha de S. Paulo


Empresas fazem parcerias com aplicativos para divulgar marcas

Reprodução
Namorada virtual' da Magazine Luiza no aplicativo Tinder
'Namorada virtual' da Magazine Luiza no aplicativo Tinder

Empresas estão criando novos formatos de publicidade para divulgar suas marcas em aplicativos.

Entre os serviços que fizeram parcerias para divulgação de marcas estão Cabify e 99 (do mercado de corridas), Spotify (música), Tinder (relacionamento) e BlaBlacar (caronas para viagens).

"As marcas estão percebendo que a audiência no mundo digital é pulverizada e indo além do duopólio Google e Facebook, que, por seus méritos, dominam o mercado", diz Léo Xavier, presidente da Pontomobi, especializada em marketing em dispositivos móveis.

O desafio, segundo ele, é que não existem formatos padronizados para a criação de anúncios e parcerias com a maior parte dos aplicativos, o que exige criatividade.

Até o último sábado (9), alguns passageiros de bairros de São Paulo como Vila Madalena, Pinheiros e Itaim Bibi que usaram o serviço à noite encontraram nos carros uma impressora portátil lançada recentemente pela HP.

A ideia era aproveitar o público que iria para a balada e mostrar um aparelho que poderia ser usado para impressão de fotos de redes sociais e de smartphones.

Também é comum que os carros sejam espaços de experimentação de cosméticos. A estratégia foi usada pela Femitaxi, app de táxis exclusivo para mulheres, que vem distribuindo amostras grátis da marca Vizcaya, e já foi adotada pela Cabify, com amostras da L'occitane au Brésil.

Já a união entre 99 e Natura foi além da demonstração. As empresas trabalham para para que, até o final do ano, 200 mulheres motoristas passem a ser também revendedoras da Natura, aproveitando as viagens para vender.

Roberta Allegrette, diretora de marketing da Cabify, diz que parte dessas ações não envolve pagamento de nenhuma das empresas participantes –as condições são definidas caso a caso.

A empresa busca marcas que, por terem público semelhante ao da empresa, gerem uma experiência positiva ao passageiro ao serem inseridas nas corridas, diz.

Fernanda Pereira,, gerente de comunicação da L'occitane au Brésil, diz que a opção permite aumentar o conhecimento que potenciais consumidores tem da marca se aproximando deles em seu dia a dia.

"Em vez de criar um app para nossa marca, fazer o cliente gastar pacote de dados baixando ele, o melhor é se unir a empresas com serviços de qualidade."

NAMORADA

Outro exemplo de uso inusitado de um aplicativo para fazer publicidade veio da varejista Magazine Luiza.

Neste ano, quem buscou uma companhia no Dia dos Namorados pelo aplicativo de paqueras Tinder encontrou entre as candidatas a Lu, personagem que é a atendente virtual da empresa.

Ela manteve uma conta no aplicativo e aceitava todos os convites para conversar (os chamados "matches") de homens e mulheres.

As interações com a Lu davam como recompensa um cupom de 15% de desconto no aplicativo da empresa. Ela conseguiu 150 mil "matches".

Já o Spotify serve para a publicidade tanto pelos anúncios entre músicas que são veiculadas para usuários não pagantes como também pela realização de projetos com outras empresas.

Uma delas foi feita com a Heineken e o Rock in Rio. As empresas criaram um concurso em que os 20 usuários que mais ouviram bandas do festival ganharam ingressos para assistir o evento.

Ricardo Leite, diretor para o Brasil da BlaBlaCar, diz que as parcerias permitem oferecer algo útil ao cliente ou ajudar a construir marcas.

No primeiro caso, ele cita parceria da empresa com a Arena Corinthians, a partir da qual foi criada uma página para que torcedores que moram no interior de São Paulo organizassem caronas mais facilmente em dia de jogo.

No segundo grupo, ele cita ação com a montadora Citroën. As empresas fizeram um concurso em que o prêmio era uma viagem de carona com a atriz Julia Faria em um carro recém-lançado.

O app também dá descontos em um posto da rede Ipiranga de Campinas (SP) e pontos em programa de fidelidade para motoristas que dão carona no serviço.

-

MARKETING DO APP

Veja exemplos de ações publicitárias

NATURA
Fechou parceria com o 99 para que motoristas do serviço passem a oferecer produtos da empresa durante viagens

CITROËN
Levou usuária da BlaBlaCar em viagem de São Paulo a Ilhabela, em carro dirigido pela atriz Julia Faria

EASY INVEST
A corretora on-line fez anúncios e patrocina episódios temáticos em podcasts, como Braincast e Mamilos, para ter mais tempo de explicar seu serviço

MAGAZINE LUIZA
Colocou sua assistente virtual Lu para "paquerar" no Tinder e distribuiu cupons de desconto aos interessados

HEINEKEN
Criou concurso que levou fãs de artistas do Rock in Rio que mais usaram o Spotify para assistir a shows de seus ídolos

L'OCCITANE AU BRÉSIL
Distribuiu 70 mil amostras de perfumes e cupons de desconto para usuários do app de transporte Cabify


Endereço da página: