Folha de S. Paulo


Apple compra aplicativo de identificação de músicas Shazam

Aly Song/Reuters
A man looks at the screen of his mobile phone in front of an Apple logo outside its store in Shanghai, China July 30, 2017. REUTERS/Aly Song ORG XMIT: GGGSHA03
Logotipo da Apple em Xangai

A Apple confirmou na segunda-feira (11) seu plano de adquirir o app britânico de reconhecimento de música Shazam, a maior aquisição desde que a empresa pagou US$ 3 bilhões pela Beat Electronics em 2014.

Os termos da transação não foram revelados, mas pessoas informadas sobre o assunto apontaram para um valor de cerca de US$ 400 milhões (R$ 1,32 bilhões), o que equivale a menos da metade do valor pelo qual o Shazam foi avaliado em uma rodada privada de capitalização em 2015.

Aquisições desse porte são relativamente raras para a Apple, que tipicamente toma o controle de cerca de uma dúzia de startups de menor porte a cada ano.

O preço de US$ 400 milhões colocaria o Shazam em companhia de algumas das maiores transações da Apple nos últimos 20 anos, entre as quais as aquisições da AuthenTec, em 2012, cujo sistema de segurança foi usado para acionar o sistema Touch ID do iPhone; da PrimeSense, companhia israelense cuja tecnologia de scanning tridimensional ajudou a criar o sistema de reconhecimento facial do iPhone X e a câmera TrueDepth que o acompanha; e da NeXT, uma produtora de software adquirida em 1997, que reconduziu Steve Jobs à empresa que ele cofundou.

A aquisição da Beats pela Apple, três anos atrás, foi a maior da história da companhia, e formou a base para o serviço de streaming Apple Music.

O Shazam, que já é integrado à Apple Music e à assistente digital Siri, bem como ao serviço de streaming de música Spotify e à companhia de mídia social Snapchat, pode ajudar os proprietários de iPhones a identificar a música que ouvem ao seu redor, por meio de um sistema patenteado de reconhecimento de som.

"É um prazer que o Shazam e sua talentosa equipe estejam se unindo à Apple", anunciou a fabricante do iPhone na segunda-feira. "Desde o lançamento da App Store, o Shazam vem sendo um dos apps mais populares para o iOS. Hoje, ele é usado por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, em múltiplas plataformas".

O Shazam, de Londres, foi um dos primeiros sucessos para o setor de tecnologia pessoal do Reino Unido, e foi uma das poucas startups britânicas a superar uma avaliação de mercado de US$ 1 bilhão (R$ 3,32 bilhões).

A venda para a Apple põe fim a um longo período de especulação sobre o futuro do Shazam, depois que este sinalizou planos para uma oferta pública inicial de ações em valor de pelo menos US$ 1 bilhão, em 2013.

A despeito da popularidade junto aos usuários, porém, os criadores do app encontraram dificuldades para monetizar seus negócios, especialmente depois que os consumidores passaram a usar cada vez mais as plataformas de streaming de música.

No ano passado, o faturamento da empresa cresceu em 14%, para £ 40,3 milhões (R$ 178 milhões), e o prejuízo antes dos impostos foi de £ 4 milhões (R$ 17,7 milhões), de acordo com suas declarações financeiras às autoridades britânicas.

Fundado em 1999 como serviço no qual usuários poderiam telefonar para um número, ouvir uma canção e receber uma mensagem de texto com seu nome e intérprete, o Shazam foi um dos pioneiros do software de reconhecimento de som, o que estabeleceu sua reputação como inovador no setor. A empresa atraiu investimentos de gravadoras e de grupos de capital para empreendimentos do Vale do Silício e de Londres.

Mais de um bilhão de pessoas baixaram o app do Shazam para iPhones e celulares Android desde seu lançamento em 2008.

O Shazam confirmou na segunda-feira ter chegado a acordo para se tornar parte da Apple. "Não podemos imaginar um lar melhor para permitir que o Shazam continue a inovar e a criar mágica para nossos usuários", a empresa declarou.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

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COMO FUNCIONA

1. O Shazam analisa dez segundos de uma música e identifica seu "esqueleto", que é o espectrograma, ou seja, a representação gráfica de uma música —veja imagem abaixo

2. O espectrograma contém três dimensões de informação: o tempo, a frequência e a amplitude das ondas sonoras da música

3. Após identificar essas informações, o algoritmo de busca do Shazam cruza os dados com uma biblioteca de 11 milhões de músicas

Wikimedia Commons
Espectrograma do som de um violino
Espectrograma do som de um violino

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