Folha de S. Paulo


Google retira YouTube de dispositivos da Amazon e intensifica rivalidade

Dado Ruvic/Reuters
Pessoas posam com celulares em frente a uma projeção de logo do YouTube
Pessoas posam com celulares em frente a uma projeção de logo do YouTube

Uma rara disputa pública na indústria de tecnologia se ampliou nesta semana, com o Google dizendo que bloqueará o YouTube em dois dispositivos da Amazon e criticando a varejista online por não vender hardware do Google.

A briga é a mais recente no Vale do Silício para colocar os consumidores no fogo cruzado de grandes concorrentes. Google, que é controlado pela Alphabet, e Amazon competem em muitas áreas, da computação na nuvem até a busca online, além da venda de dispositivos controlados por voz como Google Home e Amazon Echo Show.

As apostas são altas: muitos no setor de tecnologia esperam que a interação com computadores através da voz se disseminará e não ficou claro se Amazon, Google ou outra empresa dominará o espaço.

Os dispositivos controlados por voz da Amazon têm sido mais vendidos que os do Google até agora, de acordo com estudo da empresa de pesquisas eMarketer realizado este ano.

Em comunicado na terça-feira, o Google informou: "a Amazon não tem produtos do Google como o Chromecast e Google Home, não deixa seu serviço Prime Video disponível para clientes do Google Cast e mês passado parou de vender alguns dos mais recentes produtos da Nest (nossa companhia irmã)".

"Dada a falta de reciprocidade, não daremos mais suporte ao YouTube —nos dispositivos Echo Show e Fire TV", disse o Google. "Esperamos chegar a um acordo para resolver as questões em breve", acrescentou.

A Amazon, por sua vez, informou em comunicado que o "Google está criando um precedente decepcionante ao bloquear o acesso dos clientes a um site aberto".


Endereço da página: