Folha de S. Paulo


Ser criativo não basta, é preciso saber de negócios, diz fundadora do youPIX

Reprodução/youPIX
Lázaro Ramos fala no YouPIX sobre o seu novo programa,
Lázaro Ramos fala no YouPIX sobre o seu novo programa, "Lazinho com Você"

O youPIX CON, evento que reuniu criadores de conteúdo digital, especialistas e profissionais de diferentes empresas nesta segunda-feira (25), em São Paulo, promoveu uma maratona de 12 horas voltada ao entretenimento na internet.

Partindo da ideia de que os chamados influenciadores digitais estão redefinindo a comunicação e ditando comportamento, as mais de 50 atividades discutiram como o mercado pode se organizar diante de um cenário em que a linha entre quem cria, publica e monetiza conteúdo digital fica cada vez mais invisível.

O evento, que existe desde 2006 para debater a cibercultura e o consumo do jovem na web, mudou o formato há três anos para dar atenção maior a quem cria conteúdo na internet. Neste ano, um dos propósitos dos debates era mostrar a esses produtores que eles também são os empresários responsáveis por trazer audiência aos canais e convertê-la em lucros e contratos com marcas.

Uma das palestras que a reportagem assistiu ensinava "como precificar e negociar o trabalho com marcas". Em meio a expressões comuns para quem lida com marketing (algoritmos, "views", engajamento, retenção, CPV etc), uma horda de celulares se levantou para fotografar uma planilha com valores médios cobrados por alguns desses criadores onipresentes nas redes sociais. Um dos exemplos mostra um resultado líquido de quase R$ 17 mil por contrato. "Tem que valorizar sua influência", aconselhou Adrianne Elias, CEO da Co.Criators.

Segundo Bia Granja, cofundadora do youPIX, ser criativo não basta, é preciso aprender a ler dados e aprofundar os conhecimentos em negócio. O evento procura evidenciar que, ainda que a internet seja democrática, cresce o número de pessoas que se profissionaliza como criador de conteúdo.

Em uma das conferências, representantes do YouTube e do Twitter afirmaram que, para além da concorrência tecnológica entre as plataformas, um dos principais desafios é disputar o tempo dos internautas, que buscam se conectar com pessoas e também com seus interesses.

A Globo, por exemplo, em mais uma tentativa de falar com o público que está na web, esteve no youPIX para apresentar seu novo programa "Lazinho com Você", um formato transmídia que estreia em dezembro na TV sob o comando do ator Lázaro Ramos.

O jornalista Fábio Takahashi, coordenador do Núcleo de Inteligência da Folha, participou da programação para apresentar como o jornal usa dados para produzir reportagens mais precisas, contar boas histórias e combater notícias falsas.

No mesmo palco, adolescentes e pré-adolescentes cheios de desenvoltura ensinaram uma plateia nem tão jovem assim a usar o Musical.ly, o aplicativo de vídeo do momento. Ao fim da palestra, uma frase comum de ser ouvida: "estamos todos velhos".


Endereço da página: