Folha de S. Paulo


Samsung lança Galaxy Note 8 com precaução para bateria não explodir

Richard Drew/Associated Press
This Aug. 16, 2017, photo, shows a Samsung Galaxy Note 8 on display, in New York. Samsung is trying to move past last year's explosive Galaxy Note 7 launch with a successor sporting a dual-lens camera, animated messages, expanded note-taking and lower battery capacity. The Galaxy Note 8 will go on sale Sept. 15, 2017. (AP Photo/Richard Drew) ORG XMIT: NYRD203
Samsung lança o Galaxy Note 8, após incidentes com bateria no modelo anterior

O Galaxy Note 7 saiu do mercado antes do previsto no ano passado depois que dezenas de exemplares do smartphone da Samsung passaram por superaquecimento e explosões. Por isso, a empresa tomou precauções adicionais para garantir que o sucessor do Note 7 não enfrente problemas semelhantes.

O grupo sul-coreano Samsung anunciou o Galaxy Note 8 nesta quarta-feira (23) e apontou para muitas melhoras que os compradores esperam ver em seus smartphones, como mais velocidade e uma câmera melhor.

O novo modelo também apresenta uma importante diferença: é improvável que exploda.

A Samsung anunciou que a bateria do Note 8 passou por uma série de verificações de segurança. E, para proteção adicional, a empresa pela primeira vez recorreu a uma consultoria de segurança de produtos, a Underwriters Laboratories, para testes adicionais.

A Samsung também oferece melhoras mais usuais no Note 8, que deve chegar às lojas em 15 de setembro. Além de ser supostamente resistente a explosões, o aparelho também resiste a água e poeira. A caneta digital incluída para anotações é mais sensível a pressão e tem ponta mais fina.

Com essas melhoras, a Samsung afirmou acreditar que tenha resolvido todos os problemas que resultaram no cancelamento da produção do Note 7, no ano passado, depois de recalls por motivo de segurança.

A empresa afirma que conduziu pesquisas junto a milhares de usuários do Note, depois do recall, perguntando a opinião deles sobre o aparelho. Justin Denison, vice-presidente de estratégia de produtos da Samsung, disse que 80% dos entrevistados usaram a palavra "amor" para falar do aparelho.

"A Samsung busca inovação, e tropeçamos", disse Denison sobre o problemático Note 7. "Aceitamos o fato, aprendemos com ele, aplicamos processos e obtivemos considerável sucesso em nossa recuperação".

A SurveyMonkey, especialista em pesquisas de mercado, entrevistou mil consumidores americanos sobre suas opiniões quanto ao Note 8. A maioria dos respondentes, 64%, disse que ainda considerava os produtos da Samsung como extremamente ou muito confiáveis. Cerca de 27% se declararam prontos a comprar um Note 8 apesar do recall do Note 7.

Carolina Milanesi, analista de tecnologia da Creative Strategies, disse que os dados da SurveyMonkey ilustravam que os compradores do Galaxy Note estão entre os clientes mais leais da Samsung.

Boa parte da frustração quanto ao Note 7 se relacionava à frustração por não poder substituir o smartphone, e não ao fato de que alguns exemplares explodiram, ela disse.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

ESPECIFICAÇÕES: GALAXY NOTE8

Tela: 6,3 polegadas com resolução WQHD+ (1440 x 2960 pixels)
Sistema Operacional: Android 7.1.1
Processador: Octa-core (2,3 GHz quad-core + 1,7 GHz quad-core ou 2,35 GHz quad-core +1,9 GHz) - depende do mercado
Memória: 64/128/256 GB de armazenamento (aceita cartão microSD) e 6 GB de RAM
Câmeras: Dupla de 12 MP (principal) e 8 MP (frontal)
Dimensões e peso: 162,5 x 74,6 x 8,5 mm; e 195 g
Bateria: 3.300 mAh

Com UOL


Endereço da página:

Links no texto: