Folha de S. Paulo


Microsoft mantém Paint depois de expressões de apoio dos usuários

Reprodução
Paint é substituído por versão 3D em nova atualização do Windows
Paint é substituído por versão 3D em nova atualização do Windows

O Microsoft Paint não será eliminado, afinal.

Depois de protestos de muitos aspirantes a artista digital, a Microsoft mudou de ideia e anunciou que não descontinuaria o programa clássico. Em lugar disso, a empresa anunciou que ele passará a ser oferecido em forma de app na loja Windows.

"O MS Paint não vai desaparecer", anunciou Calli Rose, porta-voz da Microsoft, via e-mail. "Além de novas capacidades 3D, muitos dos recursos que as pessoas conhecem e admiram no MS Paint, como edição de fotos e criação de imagens 2D, estarão disponíveis no Paint 3D —o novo app de criatividade disponível gratuitamente como parte da atualização Windows 10 Creators. No futuro, o MS Paint será oferecido na Windows Store, também gratuitamente, e continuaremos a oferecer atualizações e novas experiências no 3D, para que as pessoas tenham as melhores ferramentas de criação em um só pacote".

O recuo aconteceu depois que a informação de que a Microsoft planejava retirar o Paint de seu acervo de software se espalhou na segunda-feira. O programa se tornaria parte de uma lista de recursos "depreciados" que ainda constariam da atualização Windows 10 Creators, que sairá no final do ano, mas a nova classificação significaria que o programa não seria mais atualizado e terminaria descontinuado.

A informação gerou muitos tweets de protesto de usuários habituais do programa, que o usaram para desenhar o que sentiam sobre a decisão. O hashtag #RIPMSPaint também passou o dia nos trending topics de mídia social.

A Microsoft mais tarde postou uma mensagem em seu blog afirmando que as expressões de apoio dos usuários a haviam levado a mudar de ideia sobre o Paint.
"Hoje, vimos expressões fortes de apoio e muita nostalgia quanto ao MS Paint", a Microsoft afirmou em seu blog. "Se o caso nos ensinou alguma coisa é que, depois de 32 anos, o MS Paint continua tendo muitos fãs. Foi maravilhoso ver tanto amor pelo nosso velho e confiável aplicativo".

O Paint foi lançado como parte do sistema operacional Windows 1.0, em 1985. Com os anos, ele ganhou posição fixa no software da Microsoft, conquistando os aspirantes a artista por sua simplicidade.

Em outubro de 2016, a Microsoft lançou o Paint 3D, a maior atualização que o programa já recebeu, que permite que os usuários compartilhem seus trabalhos em uma comunidade online. A empresa retirou seu app 3D Builder da atualização de final de ano, e encorajou os usuários a adotar o Paint 3D para as mesmas funções.

Outros programas cuja morte a Microsoft anunciou na segunda-feira foram o Outlook Express e o app Reader, que serão incorporados ao novo navegador da empresa, o Edge. O anúncio sobre o fim dos dois programas não atraiu protestos semelhantes aos provocados no caso do Paint.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: