Folha de S. Paulo


Em baixa nos últimos anos, Flash será aposentado até 2020, diz Adobe

Lucy Nicholson/Reuters
FILE PHOTO: An Adobe Systems Inc software box is seen in Los Angeles, California, U.S., March 13, 2017. REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo GLOBAL BUSINESS WEEK AHEAD - SEARCH GLOBAL BUSINESS 19 JUN FOR ALL IMAGES ORG XMIT: BWA307
Caixas da Adobe; empresa anuncia o fim do Flash até 2020

O Flash da Adobe Systems, uma tecnologia que era usada para alimentar boa parte dos conteúdos de mídia disponíveis on-line, será aposentado no fim de 2020, anunciou a companhia de software nesta terça-feira (25).

A Adobe, juntamente com os parceiros Apple, Microsoft, Alphabet, Facebook e Mozilla Corp, disse que o suporte para o Flash será descontinuado em estágios nos próximos três anos.

A popularidade do Flash tem caído desde 2007, quando a Apple decidiu não suportá-lo no iPhone. Em uma carta pública, o fundador da Apple, Steve Jobs, criticou em 2010 a confiabilidade, segurança e desempenho do programa. Desde então, outras tecnologias como o HTML5 surgiram como alternativa.

Depois de 2020, a Adobe não fará atualizações para o Flash e os navegadores não irão mais o suportar. As empresas estão incentivando desenvolvedores a migrar seus softwares para padrões de programação modernos.

"Poucas tecnologias tiveram um impacto tão profundo e positivo na era da internet", disse Govind Balakrishnan, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Adobe Creative Cloud.

Criado há mais de 20 anos, o Flash foi um dos softwares preferidos de desenvolvedores para criar jogos, reprodutores de vídeo e aplicativos capazes de operar em vários navegadores online. Quando a Adobe comprou o Flash da Macromedia em 2005, a tecnologia estava em mais de 98% dos computadores pessoais conectados à internet, disse a Macromedia à época.

A Adobe disse que trabalhará com o Facebook, Unity Technologies e Epic Games para ajudar os desenvolvedores que ainda usam o Flash a migrar seus jogos para outras tecnologias.

A empresa disse que não espera um impacto negativo com o encerramento do Flash. "Na verdade, pensamos que a oportunidade para a Adobe é maior em um mundo pós-Flash", disse Govind Balakrishnan.


Endereço da página: