Folha de S. Paulo


Google Assistant falará português e estará disponível para iPhone

Eric Risberg/Associated Press
Google CEO Sundar Pichai delivers the keynote address of the Google I/O conference, Wednesday, May 17, 2017, in Mountain View, Calif. Google provided the latest peek at the digital services and gadgets that it has assembled in the high-tech tussle to become an even more influential force in people's lives. (AP Photo/Eric Risberg) ORG XMIT: CAER102
Presidente do Google, Sundar Pichai, durante conferência anual para desenvolvedores da empresa

O assistente pessoal do Google, Google Assistant, passará a falar português e estará disponível também para usuários de iPhones nos próximos meses, anunciou nesta quarta-feira (17) a gigante da tecnologia.

Com a chegada ao iPhone, a empresa tenta conquistar usuários da Siri, da Apple. A companhia comandada por Tim Cook, no entanto, não chega a ser uma ameaça para o Google. No evento, a empresa anunciou ter 2 bilhões de aparelhos ativos com sistema operacional Android.

Segundo a consultoria Gartner, entre os aparelhos vendidos em todo o mundo no último trimestre do ano passado, 81,7% rodavam Android. O iOS respondia por 17,9% do mercado.

O anúncio foi feito durante conferência anual de desenvolvedores do Google. No evento, a companhia também anunciou o "Google Lens", um software que usará a câmera do smartphone para reconhecer imagens capturadas e até traduzir placas em outros idiomas.

SMARTPHONES MAIS LEVES

A gigante de tecnologia deu mais detalhes da versão mais leve de seu sistema operacional, o Android O. O software será instalado em smartphones de entrada, com memória de até 1 gigabyte, e será otimizado para economizar pacotes de dados, com o objetivo de reduzir gastos de internet de usuários de planos pré-pagos ou pacotes reduzidos de internet.

Se cumprir o papel, o sistema operacional terá o potencial de atender ao público brasileiro, que demanda aparelhos mais eficientes, mas ainda têm orçamento enxuto para gastar em celulares topo de linha e em planos de dados.

Além do sistema operacional, o Google também dará destaque na Google Play para versões mais leves de aplicativos tradicionais, otimizados para o Android mais leve.


Endereço da página: